TBT DA CORRUPÇÃO: “Falcatrua maior do que mensalão e do petrolão juntos!”, diz Ciro Gomes; veja vídeo
Brasil – O cenário político nacional foi sacudido por novas denúncias de corrupção, desta vez vindas do ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Em um vídeo divulgado no último dia 11 de março de 2024 no YouTube, o político fez acusações explosivas envolvendo o governo Lula, precatórios e bancos, sugerindo um esquema de proporções alarmantes.
Ciro Gomes afirmou que o governo Lula teria vendido R$ 93 bilhões em precatórios para dois bancos do país, com deságio de até 50%. Segundo ele, esta seria uma estratégia questionável para quitar dívidas no ano de 2023, caracterizando o esquema como uma “falcatrua maior que a do mensalão e do petrolão juntos”. Veja vídeo:
A denúncia ganhou repercussão rápida, com políticos e figuras públicas se manifestando sobre o assunto. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai acionar o Ministério Público para investigar a suspeita contra o governo Lula, defendendo até mesmo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecer o caso.
Outros parlamentares, como a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), também se pronunciaram sobre as acusações de Ciro Gomes, ressaltando a gravidade do que foi exposto.
Além disso, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstrou interesse em investigar as suspeitas levantadas pelo político do PDT. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou que a questão dos precatórios já estava sendo observada pela liderança da minoria na Câmara dos Deputados.
O Economista e fundador do ICL Economia comentou o tema na edição de sexta-feira (15/3) do ICL Notícias 1ª edição, mostrando, de modo didático, como o mercado financeiro está embrenhado no assunto, apoiando a denúncia de Ciro Gomes. Veja vídeo: