Brasília Amapá |
Manaus

Serviço oferecido pela Argentina já estava sendo executado por equipes da Marinha e Aeronáutica na Bahia

Compartilhe
Serviço oferecido pela Argentina já estava sendo executado por equipes da Marinha e Aeronáutica na Bahia

Brasil – Nesta quinta-feira (30/12), o presidente Jair Bolsonaro esclareceu que o Serviço de ajuda humanitária ofertado pelo governo argentino já estava sendo executado pelas equipes militares brasileiras que atenderam as vítimas das enchentes na Bahia. Além disso, o governo Federal não descartou a ajuda da Argentina a deixou à disposição para acionamento póstumo caso a situação se agravasse.

O presidente destacou ainda que “Em contato com o Itamaraty, a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens (“capacetes brancos”) para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia” e em seguida continua “O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da @marmilbr e @exercitooficial”, citou  o presidente nas redes sociais.

Ajuda ainda poderá ser acionada

“Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito”, salientou o presidente do Executivo.

Aberto às doações

O Presidente do Brasil disse ainda que o governo Federal e da Bahia estão aberto à doações internacionais como mantimentos e materiais de auxílio (barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas e afins) ou valores em doação para serem direcionados à compra destes recursos no mercado nacional. O chefe do executivo aproveitou e deu o exemplo do Japão.

“O @govbr está aberto a ajuda e doações internacionais. Ontem (30/12), o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro”, disse.

Confira na íntegra:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7