Brasília Amapá |
Manaus

Sem Amazonino no poder, políticos tentam se aproximar do Prefeito Arthur

Compartilhe

Manaus – Principais apoiadores da campanha para a reeleição do governador Amazonino Mendes (PDT), os vereadores de Manaus, Marcel Alexandre (PHS) e Glória Carrate (PRP), além do exdeputado estadual Donmarques (PV) mudam de estratégia e vêm sendo vistos com frequência em eventos do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), de quem eram aliados antes da denição das candidaturas ao governo do Amazonas.

Nas eleições deste ano para o Executivo Estadual, Arthur apoiou o senador Omar Aziz (PSD) e os três políticos, que já tinham históricos de rompimentos com outros líderes, decidiram se “rebelar” e abraçar a campanha de Amazonino, que teve como principal estratégia atacar o prefeito.

Conspirou

Segundo aliados do prefeito, Glória Carrate foi uma das primeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a se debandar para o lado de Amazonino e chegou a organizar reuniões individuais entre os parlamentares e o governador para convencê-los a tomar um rumo diferente do orientado por Arthur. A vereadora, que vai buscar o sexto mandato na CMM, em 2020, trabalhou na candidatura do marido, para deputado estadual, o Dr. Miguel Carrate (PV), que teve 15.687 votos e não venceu. Da coligação do médico (PV e PTC), conseguiram passar pelas urnas o deputado Roberto Cidade (PV), com 33.239 votos, Fausto Júnior (PV) que teve 19.446  votos e Carlinhos Bessa (PV), que contabilizou 16.175 votos válidos.

Novo líder

Corregedor da CMM, com o apoio da bancada de Arthur Neto e do senador Eduardo Braga (MDB), o vereador Marcel Alexandre (PHS) comprou briga com o prefeito e, principalmente, com o seu ex-líder de partido, o MDB de Braga, para caminhar ao lado de Amazonino Mendes no 1º. e 2º. turnos das eleições ao governo. Marcel chegou a comandar uma pasta na gestão de Arthur, a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU), mas nem isso o impediu de ir para o PHS, do presidente da Câmara, Wilker Barreto, para entrar no arco de aliança do governador. Alexandre teve 42.325 votos para deputado federal, e cou como suplente. O vereador, que é apóstolo, tentará o quarto mandato daqui a dois anos.

Aposta alta

Já o ex-deputado Donmarques não teve a sorte nem da suplência. Com 9.433 votos pela mesma coligação de Miguel Carrate para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), ele apostou alto na reeleição de Amazonino Mendes, mas saiu de rrotado nas duas disputas.  Don integrou o sta de Arthur, no segundo mandato de prefeito dele (2012-2016), como subsecretário da Casa Civil. Até o momento, não há informações concretas se os três políticos serão aceitos de volta na base do tucano para a formação do grupo que irá disputar as eleições municipais de 2020.

Fonte: Amazonas1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7