Brasília Amapá |
Manaus

Saúde: Hospital Francisca Mendes fica sem administração na próxima quinta-feira

Compartilhe

Manaus – Os deputados estaduais manifestaram preocupação com a mudança na gestão do Hospital Universitário Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus, durante a Sessão Plenária virtual desta terça-feira (2). Com o fim do contrato da atual administradora do hospital, a Fundação Institucional Rio Solimões (Unisol), ligada à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na próxima quinta-feira (4), o Francisca Mendes ficará sem administrador

Segundo o deputado Dr. Gomes (PSC), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) deve assumir a administração do hospital pelos próximos 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Porém, não há um modelo de administração definido para ser implantado quanto terminar esse período de 180 dias.

“Como não foi possível continuar com a Unisol à frente do Francisca Mendes, o certo é que o Governo do Amazonas resolveu tomar para si as rédeas do funcionamento total do hospital, aproveitando a mão de obra existente. Por isso quero parabenizar o governador e as autoridades da Susam que estão à frente desta nova empreitada, mas sobre o novo modelo ainda não está nada definido”, afirmou Dr. Gomes.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) manifestou sua preocupação com o destino do hospital apontando que, após recuar da contratação do Instituto de Atenção Básica Avançada à Saúde (Iabas) investigado pela Polícia Federal, o governo precisa contratar outra organização para administrar o Hospital. Na oportunidade, o parlamentar parabenizou a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) pelo aumento na arrecadação nos primeiros cinco meses de 2020 em R$ 456 milhões que representam um aumento de 6% na receita do estado.

O deputado João Luiz (PRB) também comentou o assunto e lembrou que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivella cancelou o contrato com o Iabas, em março do ano passado, justamente por conta de suspeitas de irregularidades. O deputado também destacou a parceria do Governo do Estado com o Clube de Mães do bairro de Aparecida, zona Sul de Manaus, que possibilitou a distribuição de máscaras à população. Wilker Barreto (Podemos) também falou sobre o tema, lembrando que desde o mês de abril vem alertando sobre o perigo de se entregar o Hospital Francisca Mendes nas mãos de OSs.

Joana Darc (PL) destacou a iniciativa da distribuição de máscaras, parabenizando o governo do Estado. “Estou muito feliz porque o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) atendeu um indicativo nosso, distribuindo máscaras reutilizáveis nos terminais de ônibus para proteger a população que utiliza o transporte coletivo ao mesmo tempo que possibilita renda às mulheres que produzem essas máscaras, ajudando as pessoas a empreenderem nesse momento difícil”, comentou.

O deputado Augusto Ferraz (DEM) se disse muito feliz pela retomada parcial das atividades do comércio, mas alertou para que os lojistas não descuidem da proteção de seus funcionários e clientes para evitar novo pico da epidemia.

Já Dermilson Chagas (Podemos) falou sobre denúncias recebidas de falta de pagamento a servidores da saúde e falta de medicamentos em municípios como Itacoatiara (a 176 km de Manaus) e Beruri (a 173 km de Manaus), além de pedir aos colegas deputados a instauração da CPI do Transporte Escolar.

A precariedade dos serviços de telecomunicação nos municípios do Amazonas foi o tema do deputado estadual Saullo Vianna (PTB) que apresentou requerimento ao Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon/AM) para fiscalizar o serviço prestado pelas operadoras de telefonia e internet.

Wilker Barreto (Podemos) defendeu que seja oferecido algum tipo de apoio financeiro aos empresários que não puderam abrir as portas de seus comércios na primeira fase da reabertura das lojas.

Em Comunicado de Liderança, Cabo Maciel (PL) anunciou que o pagamento dos profissionais da Saúde já começa a ser normalizado nsta terça-feira (2), com o pagamento do salário de abril. Até o final do mês de junho eles devem receber o pagamento de maio. Maciel também falou sobre dois requerimentos de sua autoria, um sobre o fim do desconto sobre o teto máximo para policiais da reserva pela Previdência do Estado do Amazonas (AmazonPrev) e para indenizar as famílias de policiais militares e bombeiros militares que morreram de Covid-19 em função do exercício da função.

No Grande Expediente, o deputado Serafim Corrêa divulgou aplicativo desenvolvido por ele e seu gabinete parlamentar, sobre a situação econômica do Amazonas, com informações sobre transferências do Governo do Estado e Federal aos municípios e situação per capita.

Dividindo o tempo do bloco partidário, Sinésio Campos (PT) falou da expectativa de regularização fundiária que aguarda há anos em relação a área da Superintendência da Zona Franca (Suframa) em Manaus e Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus) com a nomeação do próximo superintendente da Suframa. “São mais de milhares de famílias que aguardam essa regularização e com a mudança na Suframa, espero que finalmente isso se resolva, porque essa mudança não pode alterar esse processo”, afirmou.

Adjuto Afonso (PDT) respondeu ao discurso de Wilker Barreto (Podemos) sobre o socorro financeiro aos comerciantes, afirmando que a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) encontra muitos entraves burocráticos em relação às resoluções do Banco Central por exigências de garantias aos microempresários, por exemplo, mas que através de um fundo de aval a situação poderia ser agilizada, possibilitando acesso ao financiamento bancário.

Alessandra Campêlo (MDB) pediu apoio dos colegas para uma Indicação que fez ao Governo, pedindo a alteração da comissão de estudos sobre a política estadual de gás no Amazonas, com a mudança do prazo da comissão de 120 para 60 dias. Relator do projeto, Fausto Júnior (PV) defendeu a abertura do comércio do gás no Amazonas, favorecendo a competitividade e destacando crescimento econômico para vários municípios.

Delegado Péricles (PSL) por sua vez, parabenizou operação “Flora Amazônica”, deflagrada pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar do Amazonas para desarticular uma organização criminosa responsável por desmatamento e comércio ilegal de madeira no estado. Álvaro Campelo (PP) defendeu comerciantes que foram cobrados pela média de consumo de energia elétrica durante isolamento social, solicitando à Eletrobrás Amazonas Energia que revise a cobrança, fazendo o faturamento mínimo. Já o decano Belarmino Lins (PP) apresentou Moção de Parabenização pelos 48 anos da TV Acrítica e parabenizou o aniversário de 137 anos de emancipação política de são Paulo de Olivença (a 1235 km de Manaus) no último dia 31 de maio.

Fonte: Aleam

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7