Brasília Amapá |
Manaus

Rodrigo Maia é expulso do DEM por decisão unânime do partido

Compartilhe

O Democratas (DEM) expulsou o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, do partido, informou a legenda em nota, divulgada nesta segunda-feira (14).

O partido considerou que Maia cometeu uma “infração disciplinar” ao ofender o presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA). Em meados de maio, o deputado publicou uma série de ataques ao ex-prefeito de Salvador, a quem chamou de “oportunista” e “sem caráter”.

“Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha. A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”, afirma a legenda.

Após o anúncio da expulsão, Maia voltou a atacar ACM Neto, comparando-o a Tomás de Torquemada, inquisidor-geral do final do século 15 que ficou conhecido por perseguir judeus, bígamos, homossexuais e bruxas. Ele também adotava a prática de torturas e foi considerado o “terror da Inquisição”.

“O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido”, postou Maia em seu perfil no Twitter.

Maia estava no DEM desde 2007, ano em que a sigla adotou o nome no lugar de PFL (Partido da Frente Liberal). Ele foi presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano, quando não conseguiu emplacar seu preferido à sucessão no posto, Baleia Rossi (MDB-SP).

* Com informações dos sites CNN Brasil e Uol


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7