Manaus – Visando incentivar cada vez mais o consumo de alimentos saudáveis para a população amazonense, o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou um requerimento de indicação ao Governo do Amazonas, que institui o incentivo às Feiras de Produtos Orgânicos em todo o estado.

Segundo o parlamentar, na cidade de Manaus já existem algumas feiras que comercializam esses produtos, no entanto é preciso expandir para outros municípios e assim, impulsionar a produção de produtos livres de agrotóxicos.

“As pessoas têm buscado qualidade de vida através de uma alimentação saudável, além de incentivarmos o consumo de produtos orgânicos, também estaremos incentivando a produção dos mesmos, pois à medida que existem mais feiras, a demanda por estes produtos, certamente aumentará, o que, consequentemente, estimulará uma produção maior, resultando em mais emprego e renda à população”, justificou.

De acordo com o requerimento, a Política Estadual de Incentivo às Feiras de Produtos Orgânicos tem os seguintes objetivos:promover a segurança alimentar e nutricional e o direito à alimentação adequada e saudável; estimular o consumo de produtos orgânicos, empreendedorismo e o cooperativismo; contribuir para o cooperativismo e a economia solidária no Amazonas e conscientizar a população a respeito dos benefícios da alimentação saudável.

“O incentivo à realização das feiras de alimentos orgânicos por todo Estado produzirá reflexos para a saúde da população e ao meio ambiente, assim como para o desenvolvimento econômico”, ratificou o parlamentar.

Ainda segundo o requerimento, a Administração Pública Estadual fica autorizada a celebrar convênios com os municípios amazonenses e com instituições privadas. A fiscalização deverá ser efetuada pelas autoridades competentes, como vigilância sanitária e defesa do consumidor.

Foto: Evandro Seixas