Brasília Amapá |
Manaus

Representantes de federações, associações e entidades esportivas do Amazonas são favoráveis à recriação da Sejel

Compartilhe

Nesta quinta-feira (13), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), representantes de federações, associações e entidades ligadas ao esporte se posicionaram a favor da recriação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e ressaltaram a importância e a necessidade de se criar uma Lei de Incentivo ao Esporte no Amazonas.

De iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a audiência foi realizada no plenário Ruy Araújo e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Amazonense de Alto Rendimento (FAAR), Jorge Elias, representando o governador Wilson Lima; de representantes das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e de Saúde (SES-AM), além de representantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM), da Comissão de Esporte, Saúde e Bem-estar da OAB-Amazonas, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, Comissão de Esporte da Aleam e presidentes de federações esportivas do Estado.


De acordo com João Luiz, a necessidade de recriação da Sejel é unânime entre as entidades ligadas ao esporte no Amazonas. “Realizamos, hoje, um amplo debate sobre a importância da reativação da Secretaria de Esportes. Mas, a nossa meta, é recriar a Sejel com projetos definitivos do esporte para o Amazonas, com planejamento paras poder chegar às comunidades e, principalmente, ao chegar ao interior do Estado. O Amazonas é um celeiro de talentos no esporte, mas precisam ser garimpados e contar com o apoio do Poder Público para aprimorar e despontar em nível nacional. Para isso, é imprescindível a recriação da Sejel”, afirmou o parlamentar.

Na próxima semana, com data a ser definida, será realizada uma reunião técnica para debater, analisar e formular a recriação da Sejel.

“Com o apoio e participação das federações, associações e entidades esportivas, realizaremos uma reunião técnica para discutirmos e formularmos um indicativo a ser enviado ao governador Wilson Lima, para que, por meio de Mensagem Governamental encaminhada à Casa, seja recriada a Sejel”, explicou João Luiz, ao afirmar que, a partir da reativação da secretaria, o esporte do Estado poderá receber recursos federais, como os da Lei Pelé, que fomentará o esporte comunitário e de alto rendimento no Estado.

“A recriação da Sejel é de grande importância e um instrumento imprescindível para fazer esporte no Amazonas. Somado a isso, deve ser implantada uma Lei de Incentivo ao Esporte, todo estado tem uma lei, para que nossas federações sejam legalizadas e busquem esse incentivo, assegurando um suporte maior a todos nós que fazemos o esporte de alto rendimento. Acreditamos que uma legislação irá fomentar as nossas atividades para desenvolver o esporte no Estado”, ressaltou o presidente da Federação Amazonas de Vôlei (FAV), Tadeu Picanço.

O diretor-presidente da FAAR, Jorge Elias, afirmou que levará todas as demandas ao governador Wilson Lima e acrescentou que a recriação da Sejel irá fortalecer as ações e atividades desenvolvidas, hoje, pela FAAR.

“O Governo do Estado está aberto a propostas. A audiência foi de suma importância, uma vez que pude ouvir das federações e de pessoas ligadas ao esporte todas as demandas, as quais levarei ao governador. Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos para criar políticas públicas para o esporte no Amazonas”, afirmou Jorge Elias.

Esporte é vida

Além dos gestores e representantes do esporte local, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, também destacou a importância da recriação da Sejel como forma de promoção da saúde aos amazonenses. “A discussão de hoje é muito válida e demonstra o quanto o parlamento e a sociedade como um todo estão atentos para a importância da promoção da saúde, por meio do esporte, para prevenir doenças. Isso é um grande avanço. O Estado precisa de políticas públicas voltadas para o esporte e a recriação da secretaria de esporte será um avanço para tratar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Mourão.
Na mesma esteira de Mourão, João Luiz afirmou que o esporte, por meio da atividade física, é uma ferramenta fundamental para quem foi acometido pela Covid e, também, para prevenir maiores danos aos que, por ventura, forem infectados. “A recriação da Sejel é uma decisão governamental que irá impactar na vida da população amazonense”, concluiu.

Indicação

Tramita na Aleam uma indicação do deputado João Luiz que propõe ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), a recriação da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A pasta foi extinta em 2019 e, desde então, segundo o parlamentar, todos os projetos, programas e eventos de esporte foram paralisados na capital e no interior do Estado.
<span;>A Sejel fundiu com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), adotando a nomenclatura Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7