Mais de 300 famílias estão isoladas em Tonantins (a 865 km de Manaus) devido ao desmoronamento de uma ponte de madeira que liga o bairro São Francisco ao centro da cidade. Diante da situação, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), solicitou, por meio de requerimentos, providências para solucionar o problema e prestar auxilio à população.

Os requerimentos foram encaminhados ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC) e ao secretário executivo da Defesa Civil, Tenente Coronel Francisco Máximo.

No final do ano passado, a Casa Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 05/2014, de autoria de Josué Neto, que concede à Secretaria da Defesa Civil autonomia orçamentária e financeira para gerir os recursos e as despesas da Defesa Civil, para socorrer a população e minimizar efeitos de desastres no Estado.

Segundo o parlamentar, com a aprovação da proposta, os órgãos envolvidos tem mais autonomia para prestar atendimento rápido à população. “Os nossos irmãos estão desabrigados, desalojados e agora isolados. Por isso solicitamos providências para socorrer essa população de Tonantins e nos colocamos à disposição”, disse.

Outro município que está isolado é Apuí (a 453 km de Manaus). No último dia 26, a ponte que liga o município de Apuí (a 453 km da capital) a Humaitá (a 590 km de Manaus), localizada na BR-230 caiu quando um caminhão carregado de sal e ração tentou fazer a travessia. Os moradores já estavam encontrando dificuldades para locomoção desde fevereiro, devido a trechos alagados no local.

Tags: , , ,