Brasília Amapá |
Manaus

Presidente Josué Neto afirma que votação do FTI trouxe ganhos para capital e interior

Compartilhe

Manaus – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), afirmou, nesta quarta-feira (27), que a aprovação do Projeto 43/2019 que destina recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a resolução do problema da saúde é um ganho não somente para a capital, mas para os municípios do interior que receberão 20% dos recursos do Fundo para investimentos.

“Nas últimas 72 horas houve um intenso diálogo da Assembleia, prefeitos e Executivo Estadual sobre o uso do FTI e esse recurso será utilizado para resolver o problema da saúde pelos próximos meses, mas houve um entendimento de que 20% deveriam ser destinados diretamente para os municípios do Estado e isso é um reflexo do diálogo que esta Casa mediou. Ficamos felizes em poder ter recebido uma comitiva de prefeitos esta semana, o debate trouxe esse desfecho de hoje que tem a população tanto da capital, quanto do interior beneficiadas”, disse Josué.

O presidente salientou a importância do trabalho da Comissão de Saúde da Aleam, presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), com a vice-presidência do deputado Ricardo Nicolau (PSD). O parlamentar frisou ainda que a partir da aprovação do projeto o sistema de saúde não passará por paralisações nos próximos meses.

Interior

Após a votação, o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) Andreson Cavalcante agradeceu a forma democrática que o Poder Legislativo conduziu o debate com os prefeitos e enfatizou ser a primeira vez que os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de serem ouvidos.

“O assunto teve um desfecho favorável para todas as partes. Nunca tivemos essa oportunidade de discutir o FTI, ele sempre foi gasto de forma aleatória, em algum momento se chegou ao município em forma de investimento, mas sequer os prefeitos tinham conhecimento de que era fruto do recurso do Fundo. Iniciamos uma rodada de negociação sem termos nada e saímos com setenta milhões de reais em investimentos para a saúde no interior, não era o que desejávamos e com certeza não é o que precisamos, mas é o que foi possível para esse momento”, pontuou.

Segundo o Vice-governador e Secretário de Saúde do Estado, Carlos Almeida, o papel da Assembleia foi fundamental para o início da resolução do problema na área da saúde. “A votação exemplar que se teve hoje demonstra um espírito de cooperação da Assembleia como um todo na resolução de um problema que é de todos nós. Não existe nada mais universal do que a saúde e é nossa responsabilidade fazer jus a esse voto de confiança e buscar de braços dados essa resolução”, explicou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7