Prefeito Otaniel Lyra não fecha acordo “por birra” e isola totalmente município de Catunama
Canutama – As estradas na fronteira entre o município de Canutama, no Amazonas, e Porto Velho, se tornam um sério problema quando quando o assunto é a manutenção das vias, principalmente do lado de Canutama, já que a sede do município longe para levar as máquinas até a fronteira, que em alguns pontos fica a menos de 30 km de Porto Velho.
Um lado da estrada é Rondônia, município de Porto Velho, e o outro lado já é Amazonas, município de Canutama. O problema é que sem a existência de um Termo de Cooperação, as máquinas da prefeitura de Porto Velho não podem, por força de Lei, “invadir” o território amazonense e os produtores das linhas 42, 33, 22,27,36,17, 7, 8, Ramal dos Tigres e Travessão 22 e Transpurus ficam praticamente sem estradas e muitos perdem totalmente a produção porque as vias ficam intransitáveis.
A situação poderia ser resolvida com uma assinatura, caso o prefeito de Canutama, Otaniel Lyra concordasse em assinar um Termo de Cooperação com o município de Porto Velho e cedesse pelo menos um caminhão.
Segundo fontes, do Portal Voz do Purus, o prefeito Otaniel Lyra não está disposto a firmar parceria porque “os moradores daquela região sequer votam em Canutama”.
Os produtores rurais procuraram as autoridades em Porto Velho e estudam possíveis medidas judiciais para obrigar Lyra a assinar Termo de Cooperação, já que sem manutenção, as estradas vão simplesmente desaparecer, deixando trabalhadores totalmente isoladas.