Polícia Federal descobre que hacker de 14 anos filiou Lula ao PL
Brasil – Em uma operação inédita, a Polícia Federal (PF) desvendou que a filiação do presidente Lula (PT) ao Partido Liberal (PL) foi realizada por um hacker de apenas 14 anos. A ação, deflagrada nesta quarta-feira (30), teve como foco investigar a origem da falsa filiação, registrada em julho de 2023 e rapidamente revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A operação, chamada de Infiliatio, ocorreu em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra o jovem suspeito. A PF apreendeu o celular e o computador do adolescente, que passarão por uma perícia detalhada.
De acordo com informações da CNN e da TV Globo, a senha utilizada para efetivar a filiação indevida teria pertencido a uma advogada do PL, e a investigação indica que não houve invasão aos sistemas do TSE. Em vez disso, tudo sugere que a inserção foi feita via dados falsos, sem invasão direta ao sistema.
A PF também investiga o possível envolvimento de um funcionário do PL, que teria validado o cadastro no sistema, indicando que a ação pode ter contado com a colaboração de pessoas com acesso legítimo às plataformas de registro partidário.
O jovem pode enfrentar acusações de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação segue para apurar se houve outras fraudes ou intenção criminosa por trás do caso.