Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Polícia Federal descobre que hacker de 14 anos filiou Lula ao PL

Compartilhe
Polícia Federal descobre que hacker de 14 anos filiou Lula ao PL

Brasil – Em uma operação inédita, a Polícia Federal (PF) desvendou que a filiação do presidente Lula (PT) ao Partido Liberal (PL) foi realizada por um hacker de apenas 14 anos. A ação, deflagrada nesta quarta-feira (30), teve como foco investigar a origem da falsa filiação, registrada em julho de 2023 e rapidamente revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A operação, chamada de Infiliatio, ocorreu em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra o jovem suspeito. A PF apreendeu o celular e o computador do adolescente, que passarão por uma perícia detalhada.

De acordo com informações da CNN e da TV Globo, a senha utilizada para efetivar a filiação indevida teria pertencido a uma advogada do PL, e a investigação indica que não houve invasão aos sistemas do TSE. Em vez disso, tudo sugere que a inserção foi feita via dados falsos, sem invasão direta ao sistema.

A PF também investiga o possível envolvimento de um funcionário do PL, que teria validado o cadastro no sistema, indicando que a ação pode ter contado com a colaboração de pessoas com acesso legítimo às plataformas de registro partidário.

O jovem pode enfrentar acusações de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação segue para apurar se houve outras fraudes ou intenção criminosa por trás do caso.


Siga-nos no Google News Portal CM7