Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

‘Persona non grata’: Rodrigo Guedes se filia ao PP após ser rejeitado por todos os outros partidos

Compartilhe
'Persona non grata': Rodrigo Guedes se filia ao PP após ser rejeitados por todos os outros partidos

Manaus – O vereador Rodrigo Guedes relatou neste domingo (7/4) ter sido rejeitado pela maioria dos partidos em Manaus, após quase não ter conseguido se filiar. Guedes conta que teve que pedir ajuda ao deputado estadual Roberto Cidade para que este conseguisse espaço para ele no Progressistas (PP), de Rodrigo de Sá, e mesmo assim só conseguiu se estabelecer na sigla faltando menos de 1 hora para o fim do término da janela partidária.

Com um histórico polêmico e marcados por controvérsias, muitas vezes “surfando” em pautas ao qual ele não possui qualquer afinidade, o político acabou ganhando antipatia de grande parte da população, bem como seus pares políticos, se tornando uma verdadeira “persona non grata”. Desta vez, sua postura quase lhe custou a candidatura, já que a falta de capacidade de se enquadrar em qualquer ambiente político razoavelmente sólido, o levaria a ficar sem partido para disputar a reeleição como vereador.

O próprio Guedes acusou ter sido vetado por seu partido anterior, o que o teria obrigado a mudar de estratégia em pleno período eleitoral lá em 2022. Na época, Guedes concorreu à deputado Federal, seguindo o embalo do então vereador Amom Mandel, mesmo sabendo que teria uma melhor chance como deputado estadual. Uma evidência clara de sua instabilidade política, prepotência e de sua falta de coesão ideológica, características que não passam despercebidas pelos demais atores políticos.

Agora, após uma corrida desesperada contra o tempo, Guedes encontrou abrigo no Progressistas (PP), não sem antes descrever a situação como um gol de mão, impedido. Uma metáfora apropriada para alguém que parece estar constantemente à margem da ética política e dos padrões mínimos de conduta esperados de um representante público. Confira o relato:

“Essa semana, vivi mais uma vez um drama na minha vida pública e uma das semanas mais difíceis, politicamente falando, para mim. Explico: em 2022, fui vetado pelo meu antigo partido para ser candidato a Deputado Estadual. Boicotaram minha vida política. Fui forçado a sair para Deputado Federal de última hora, inclusive me forçando a quebrar uma aliança política que eu já havia estabelecido. Ou eu saía a Federal ou seria jogado aos leões, politicamente falando. Vamos ser sinceros, eu tinha plena chance de ser Deputado Estadual. Nessa semana, aconteceu a mesma coisa. Mais de 15-20 partidos me disseram um sonoro NÃO, fui convidado a sair do meu partido até sexta-feira, o Podemos! Eu fico sendo jogado como IOIÔ. Todo partido dizia “não dá, você vai tirar uma vaga de alguém daqui”. Ou seja, tem vaga para todo mundo, menos para mim! Outros partidos que eu até poderia me filiar provavelmente não vão bater o coeficiente eleitoral, ou seja, provavelmente não elegerão ninguém. Alguns outros não têm nada a ver com minha história política.

Não tenho padrinho político, logo sou frágil politicamente. Meu estilo político incomoda muito. A obrigatoriedade de ser candidato somente se você for filiado a um partido te força a ter que fazer N concessões. Sem partido, sequer candidato, qualquer pessoa pode ser! Aí você pode ser o melhor político do mundo e vai nem ser candidato ou vai ser cassado pela força do poder e do sistema, etc! Aos 49 do segundo tempo, quase com um gol de mão, impedido, o @progressistas me aceitou, o qual agradeço muito e será minha nova casa, articulado pelo Deputado @robertocidadeam! Consegui me filiar há 1 hora do prazo final de filiação. Depois de meses tentando ou permanecer no meu antigo partido, o Podemos, ou tentando uma sigla para concorrer”.

Leia também:


Rodrigo Guedes sofre derrota humilhante em disputa pela presidência da Câmara Municipal de Manaus
Zé Ricardo e Salazar “pulam do barco” do PT de Lula e do PL de Bolsonaro para fazerem parte do “balaio de gato” de Rodrigo Guedes na CMM
‘Democracia e Nobreza’: Renato Junior parabeniza Rodrigo Guedes pelo aniversário durante diplomação; veja vídeo
Vereador Eduardo Alfaia desmente Fake News sobre prisão e denuncia Rodrigo Guedes por perseguição política
“Vag4bundo, palhaço, lava sua boca”: br1ga entre Rodrigo Guedes e Eduardo Alfaia marca sessão na CMM; veja vídeo


Siga-nos no Google News Portal CM7