Brasília Amapá |
Manaus

Omar Aziz diz que Petrobras deve satisfação ao povo brasileiro sobre reajuste dos combustíveis

Compartilhe

Política – O senador Omar Aziz (PSD) cobrou na quarta-feira, 23, no plenário do Senado Federal, uma satisfação da Petrobras sobre os frequentes reajustes de combustíveis que a estatal tem feito nos últimos dias. A cobrança foi feita durante a votação da Medida Provisória (MP) 811/2017, que autoriza a venda direta de petróleo pela estatal Pré-Sal Petróleo S/A.

De acordo com o Senador, o atual presidente da Petrobras, Pedro Parente, não apresentou uma fórmula para a estatal brasileira ganhar dinheiro e o que se tem visto são vários aumentos sem satisfação ao povo brasileiro.

“O Pedro Parente, que todo mundo elogia muito que ele é competente, não inventou uma fórmula para a Petrobras ganhar dinheiro. Ele inventou uma fórmula que a gasolina aumenta todo dia. Competente é quando você tem uma empresa equilibrada e com um preço justo ao consumidor final, coisa que a Petrobras não faz hoje. Além disso, o Pedro Parente disse que a Petrobras não deve satisfação a ninguém, mas a mim ele deve. Tem que dar satisfação sobre o leilão”, destaca.

Ainda durante a sessão, Omar Aziz sugeriu que o Senado Federal tenha acesso a caixa-preta da Petrobras para se descobrir qual o valor do combustível antes de ir para as refinarias. Para o Senador, sem a planilha de custo do combustível não há como fiscalizar o valor do produto.

“Precisamos da união dos governos Federal e Estadual para que possamos reduzir os custos do combustível. Sugiro também, que possamos abrir a caixa-preta e sabermos quanto custa esse combustível antes de ser refinado e ir para as bombas. No Amazonas, por exemplo, na capital o custo da gasolina é um e no interior é quase o dobro do valor. Nesses lugares, as pessoas não dependem só da gasolina para andar de carro, mas principalmente se locomover pelos rios da Amazônia”, finaliza.

O Plenário aprovou o Projeto de Lei Conversão (PLV) 9/2018, oriundo da MP 811/2017, com isso a Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) está autorizada a realizar diretamente a comercialização da parte de óleo. O Senador manifestou apoio à proposta, mas pediu um acordo para a redução do preço dos combustíveis.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7