Brasília Amapá |
Manaus

Mesmo com o mandato cassado, Wilton Santos quer continuar prefeito de Novo Airão

Compartilhe

Amazonas – A decisão do ministro-Relator Tarcísio Vieira Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve a condenação de perda de mandato e de direitos políticos de Wilton Pereira dos Santos (PSDB), mudou o clima político no município com a mobilização da população e de políticos em torno da eleição suplementar.

Wilton ainda se mantém no cargo de prefeito (de plantão) de Novo Airão (AM) por força de liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1).

Acreditando nos possíveis efeitos dos “arranjos jurídicos” para se manter no cargo, mesmo na condição de inelegível, Wilton tem três dias para recorrer da decisão a contar de ontem, 16, dia em que a decisão monocrática foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, enquanto se aguarda o pronunciamento do plenário do TSE sobre o mérito do recurso e da decisão que abateu as pretensões do hoje conhecido “prefeito de plantão”.

Novo Airão vive sob a égide da instabilidade política, do colapso administrativo e do poder tirânico do maior figurão da política local impedido para a eleição de 2016.

Mesmo na condição de incapaz para assumir cargos públicos, Wilton foi diplomado prefeito e assumiu ao mandato no dia 1º de janeiro do ano passado. Até o momento, ele não foi capaz de administrar a cidade, dando prioridade ao bem-estar da população e mantendo o bom andamento dos serviços públicos.

Com a probabilidade da realização de uma eleição suplementar, o empresário Frederico Junior (PMDB), segundo colocado no pleito de 2016 com 1.951 votos, mostrou-se temeroso de um possível ato de vingança de Wilton, que vem ameaçando de “engessamento” da máquina municipal para inviabilizar o trabalho do próximo prefeito até 2020.

Outro provável prefeiturável, o empresário Daílson Queiroz, também vai nessa mesma linha de pensamento de Frederico, ao garantir que “o próximo gestor terá que realizar projetos que provavelmente não existem ou contar com recursos que não planejou, mas que foram surrupiados”.

O atual quadro político-administrativo de Novo Airão é humilhante, no momento em que a população poderá estar escolhendo o próximo prefeito. Mesmo no fundo do poço, acredita-se que a cidade já chegou ao estágio que os analistas políticos costumam denominar de “madura para mudanças”.

É o que a população deseja, mudança, eleger um prefeito comprometido com o futuro do município, “que trabalhe e não atrapalhe”. (Por Garcia Neto).

Fonte: Correio da Amazônia


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7