Brasília Amapá |
Manaus

Marcos Rotta é o nome mais forte para concorrer ao governo e Omar Aziz fica em segundo plano

Compartilhe

Manaus- Em uma espécie de eleição prévia velada, o senador Omar Aziz (PSD) e o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PSDB), disputam internamente a vaga de “cabeça de chapa” da coligação que representará o grupo na corrida pelo governo do Amazonas, nas eleições deste ano. O único consenso, no momento, é a definição de Arthur Bisneto (PSDB) como candidato a vice-governador.

Aliados de Omar defendem, naturalmente, o líder por considerar a grande capacidade de articulação do parlamentar que ajudou na eleição do ex-governador José Melo (Pros), em 2014, quando ele tinha menos de 5% dos votos, e na mais recente ascensão de Amazonino Mendes (PDT) ao governo após sua desastrosa passagem pela Prefeitura de Manaus (2008-2012).

Já o grupo tucano argumenta que o nome de Rotta está imune a questões processuais as quais Omar esteve envolvido nos últimos 12 meses, como a operação Lava Jato e mais recentemente a operação Maus Caminhos, cujo nome, o senador viu ser citado pela única delatora do esquema, a enfermeira Jennifer Nayara Yochabel Rufino.

A insegurança de Omar, segundo aliados, sobre a adesão tucana a sua candidatura ganhou força após o vice-prefeito de Manaus decidir pela desincompatibilização do cargo de secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), no início deste mês, juntamente com o chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, presidente estadual do PSDB. O procedimento garante aos dois condições legais para disputar cargos majoritários nessas eleições.

Por outro lado, a indefinição do grupo em relação ao nome de Omar Aziz tem deixado Marcos Rotta em “saia justa”, uma vez que o vice-prefeito de Manaus é amigo pessoal do senador há décadas e a ele atribui, em parte, o êxito de sua carreira política no Amazonas. Rotta é paranense.

De acordo com filiados do PSDB e PSD, dois fatos novos podem selar de uma vez o nome do escolhido para a “cabeça de chapa” da coligação PSD/PSDB: a definição de processos judiciais envolvendo as duas operações policias citadas e o resultado de uma pesquisa eleitoral imparcial testando os nomes de Omar e Rotta.

Fonte: Amazonas 1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7