Lula quer a Venezuela no Mercosul e cobra respeito ao resultado da eleição de Maduro; veja vídeo
Brasil – O presidente Lula (PT) defendeu nesta terça-feira 9, durante viagem a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, que a Venezuela retorne em breve ao Mercosul. Cobrou, também, respeito de todas as partes ao resultado da eleição presidencial venezuelana, marcada para 28 de julho.
Lula diz esperar que Venezuela retorne ‘muito rapidamente’ ao Mercosul.
“Fazemos votos de que as eleições transcorram de forma tranquila e que os resultados sejam reconhecidos por todos”, afirmou o petista sobre o pleito no país comandado por Nicolás Maduro. pic.twitter.com/6RhQEnCPdN
— Metrópoles (@Metropoles) July 9, 2024
O presidente Nicolás Maduro buscará seu terceiro mandato e terá como principal adversário Edmundo Gonzáles.
“Esperamos poder receber muito rapidamente de volta a Venezuela. A normalização da vida política venezuelana significa estabilidade para toda a América do Sul”, disse Lula ao lado do presidente boliviano, Luis Arce. “Por isso, fazemos voto de que as eleições transcorram de forma tranquila e que os resultados sejam reconhecidos por todos.”
Segundo Lula, o bom funcionamento do Mercosul “concorre para a prosperidade comum”. A Bolívia agora é um integrante pleno do bloco, ao lado de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Lula e Arce participaram na segunda-feira 8 da cúpula do Mercosul na capital do Paraguai, Assunção, onde o boliviano formalizou a adesão ao bloco.