Brasília Amapá |
Manaus

Lula enfrenta a Justiça mais uma vez no dia 20 de fevereiro em Brasília

Compartilhe

Brasília – A derrota do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, na última quarta-feira (24), pode ter sido só a primeira de uma série. O líder petista responde a mais nove processos judiciais. O próximo julgamento vai acontecer dia 20 de fevereiro, na 10ª Vara Federal em Brasília.

Na quarta (24), teve confirmada a condenação determinada em primeira instância, ainda em julho de 2017, pelo juiz federal Sérgio Moro. Os desembargadores do TRF-4 concordaram com o magistrado ao considerar o político culpado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido propina da OAS – principalmente o triplex no Guarujá (SP) – para beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.

Na quinta-feira (25), o juiz substituto da 10ª Vara Federal, Ricardo Leite, mandou recolher o passaporte do petista, quem embarcaria nessa sexta (26) para o continente africano. Em seu despacho, o magistrado citou a condenação pelo TRF-4 e afirmou risco de fuga ao determinar o confisco do documento, atendendo pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da ação penal que investiga Lula por tráfico de influência e lavagem de dinheiro na compra dos caças da Saab, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

No dia 20 de fevereiro, o ex-presidente e seu filho Luís Claudio Lula da Silva devem prestar depoimento em Brasília, no processo que apura denúncias oferecidas no âmbito da Operação Zelotes. O MPF acusa Lula dos crimes de tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os advogados de Lula entraram, então, com um habeas corpus, pedindo a suspensão dos depoimentos. A solicitação foi distribuída à 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e está na pauta de julgamento da próxima segunda-feira (29).

Fonte: Metrópoles


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7