Justiça do DF condena Renan Calheiros à perda do mandato - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas


Justiça do DF condena Renan Calheiros à perda do mandato

Postado por Redação - 18/11/2017 21:27    

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi condenado à perda do mandato e teve a suspensão dos direitos políticos decretada pelo juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília. A decisão é de primeira instância e o parlamentar pode recorrer, ainda em exercício do cargo.

Calheiros é acusado de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e recebimento de vantagem  indevida, no pagamento de pensão alimentícia para a jornalista Mônica Veloso, com quem teve uma filha. De acordo com a acusação, o senador usava verbas públicas para simular contratações falsas e o dinheiro seria reembolsado indevidamente.Segundo a acusação, o senador recebeu propina pela construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira. Em troca, o peemedebista teria as despesas pessoais da jornalista e da filha pagas pela empresa.

Quando o caso eclodiu, em 2007, Renan Calheiros renunciou à presidência do Senado. Em nota, a defesa dele afirmou: “O Supremo Tribunal Federal quando analisou a questão no âmbito penal, sequer recebeu a denúncia por ausência de prova”. Mesmo assim, irá recorrer, pois acredita que Tribunal Regional Federal restabeleça o mesmo critério do STF.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7