Brasília Amapá |
Manaus

Hiram Nicolau propõe atendimento diferencial a diabéticos nas unidades de saúde 

Compartilhe

Manaus – Na manhã de ontem, foi discutido  no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº. 251/2018, de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), que dispõe sobre atendimento especial a portadores de diabetes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 70 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença em Manaus.

De acordo com o projeto, hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios de coleta de sangue, públicos e privados, credenciados ou não à Rede Municipal de Saúde, deverão oferecer atendimento diferenciado aos portadores de diabetes, pacientes que fizerem exames em jejum, dando-lhes prioridade desde a triagem.

A prioridade se equipara à dos idosos, deficientes e gestantes, devido ao risco de hipoglicemia que afeta os portadores desta doença quando se encontram em jejum prolongado.

Preservar a saúde

“É apenas uma pequena medida que a gente leva á população para preservar a saúde, pois estamos lidando com vidas. Esse atendimento prioritário envolve tanto a rede privada quando á rede pública de saúde em toda a capital. O diabético em jejum corre um grande risco de ter uma hipoglicemia, que pode causar tonteira, desmaio e, em casos mais graves, ataques epiléticos e até a morte. Eu fico feliz pelo projeto ter recebido parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal. É uma medida para que a gente possa preservar a saúde das pessoas nessa condição”, afirmou o parlamentar.

O paciente deve comprovar mediante apresentação de documentação (carteirinha do diabético) que é portador de diabetes e , com o documento em mãos, a rede de serviço responsável pela coleta de sangue deve identificar, no início do atendimento (triagem), os pacientes portadores de diabetes para que seja dada prioridade aos exames.

Na Câmara, o projeto nº 251/2018 foi aparteado pelos vereadores Chico Preto (PMN), Gedeão Amorim (MDB), Cláudio Proença (PR), Dante (PSDB), Coronel Gilvandro Mota (PTC),  pelo presidente da casa vereador Joelson Silva (PSDB) e aprovado por unanimidade. Agora vai à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7