Brasília Amapá |
Manaus

Governo do Estado repassa administração de dois parques do Prosamim ao poder público municipal

Compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável pelo acompanhamento e gerenciamento das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), repassou, na tarde desta sexta-feira (31/01), a chave da Praça Pública Elza Simões de Oliveira (antigo Parque Bittencourt) e do Parque Igarapé Sesc, localizado no bairro Alvorada I, zona centro-oeste, ao poder público municipal, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Os atos de repasse foram realizados entre o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, o diretor-presidente do Implurb, Claudio Guenka, e o secretário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, na Praça Elza Simões, localizada entre a avenida Sete de Setembro e a rua Jhonatas Pedrosa, bairro Centro, zona sul de Manaus. A Praça Elza Simões é uma obra construída pelo Prosamim, anteriormente denominada Parque Bittencourt, devido ao nome do igarapé que passa pelo local.

O parque havia sido entregue pelo Prosamim em 2010 e, após dez anos, foi totalmente revitalizado e reinaugurado com o nome Elza Simões de Oliveira, em dezembro de 2019, pelo governador Wilson Lima. A revitalização da praça faz parte da reforma dos parques urbanos, anunciada pelo governador em abril do ano passado.

As obras de intervenção do programa no igarapé do Sesc foram realizadas em 2016 e revitalizaram uma área de 22.691,34 m², equipando o espaço com pistas de passeio, playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e iluminação pública.

O coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, afirmou que as tratativas de repasse dos espaços construídos pelo Prosamim à administração municipal são um grande feito para o programa e para a cidade.

“Esse é um momento histórico para o programa e para a relação institucional com a Prefeitura (de Manaus), pois nós estamos definitivamente resolvendo o problema da manutenção desses espaços. Hoje entregamos um parque revitalizado que vai beneficiar a população com áreas de lazer e práticas esportivas”.

Tratativas de repasse dos parques – As tratativas para o repasse da administração dos parques iniciaram em 2019 e foram concluídas no mesmo ano, após o anúncio da revitalização dos espaços para que, após a conclusão das reformas, fossem repassados ao município.

O titular do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, afirmou que o município irá fazer uma gestão responsável dos espaços. “Queremos fazer uma gestão responsável desses espaços perante a população de Manaus, que merece ter espaços públicos, como a Praça Pública Elza Simões, limpos e conservados”.

A Praça Pública Elza Simões de Oliveira e o Parque Igarapé Sesc são, respectivamente, o terceiro e o quarto espaços revitalizados pelo Prosamim a serem repassados pelo Governo do Estado à Prefeitura de Manaus. Os parques das Cacimbas II e III, localizados no bairro São Raimundo, e o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco, situado no bairro Praça 14, já foram repassados ao Município, que vai administrar questões de manutenção, limpeza e conservação dos logradouros.

O secretário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, afirmou que a conservação desses espaços será realizada por meio de todas as secretarias municipais que atuam diretamente nos espaços públicos, como a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Implurb, entre outras.

Parcerias institucionais – As parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus nasceram da necessidade de garantir a manutenção periódica dos parques urbanos, praças, vias e residenciais construídos pelo Prosamim. As parcerias foram firmadas com o intuito de dar celeridade à liberação de certidões e licenças ambientais dos órgãos de controle e fiscalização envolvidos nas obras do programa, bem como de otimizar as ações de limpeza (com varrição e coleta de lixo) e manutenção desses espaços.

FOTOS: Tiago Correa/UGPE


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7