Brasília Amapá |
Manaus

Governo desmente atraso na entrega de relatório do desmatamento por pressão na COP26

Compartilhe
Governo desmente atraso na entrega de relatório do desmatamento por pressão na COP26

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que só teve acesso ao documento sobre desmatamento nesta última quinta-feira, 18, quando foi divulgado, desmentindo as acusações por atraso proposital e de narrativas criadas sobre pressão da COP26 .

Ações 

Joaquim Leite ressaltou ainda que vai ampliar o programa Guardiões do Bioma, que combate crimes ambientais na Amazônia e é coordenado pelo Ministério da Justiça, e defendeu a atuação estadual também. Após a divulgação dos dados, os ministro do Meio Ambiente e da Justiça anunciaram que vão trabalhar para reforçar o combate à prática criminosa.

“Nenhum desses países vieram discutir um desafio que o Brasil tem, que é o desmatamento da Amazônia”, disse. Por sua vez, Anderson Torres, afirmou que o governo trabalha para punir pessoas que desmatam ilegalmente. “A gente já tentou maneiras preventivas, maneiras educativas e isso ainda não funcionou. Mas usaremos toda a nossa força, junto com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio, Força Nacional, governo junto, para combater esses crimes”, ressaltou. A nova atuação do governo terá maior apoio das forças policiais de inteligência e repressão de crimes ambientais.

Entenda

O relatório com os dados sobre o desmatamento, divulgado nesta quinta-feira, 18, ficou pronto em 27 de outubro. Com isso, os ministros foram questionados se o governo não teria adiado a divulgação do balanço ambiental para evitar críticas na COP26, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Clima. No entanto, Joaquim Leite afirmou que só teve acesso ao documento nesta quinta (18/11).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7