Brasília Amapá |
Manaus

Governador Wilson Lima entrega títulos de terra aos moradores do bairro Amazonino Mendes

Compartilhe

O governador Wilson Lima entregou, na manhã deste sábado (23/02), 359 títulos definitivos de terras para famílias do bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus. O evento foi realizado na Escola Professora Maria Teixeira Goés, no bairro Zumbi II.

A dona de casa Maria Rosélia, de 62 anos, foi uma das pessoas beneficiadas com o documento que legaliza a propriedade do imóvel. Ela recebeu o título de terra das mãos do governador. Depois de 32 anos de espera pelo documento, ela comemorou. “Eu estava esperando há muito tempo e agora chegou a hora da gente ter uma moradia digna”, disse ela com o documento em mãos.

É uma prioridade do Governo do Estado dar celeridade ao processo de regularização fundiária na capital e no interior, assegurou o governador Wilson Lima. “Eu sei muito bem o sofrimento dessas pessoas e as dificuldades que elas enfrentam no dia a dia. Fico feliz por estar tendo a oportunidade de resolver esse problema da falta da regularização fundiária. No momento em que se dá um título para alguém, você tá devolvendo e dando essa pessoa a dignidade, o respeito”, afirmou o governador.

Cronograma

Esta foi a primeira de uma série de entregas organizadas pela Secretaria de Política Fundiária (SPF), que montou um cronograma mensal para que famílias de diversas zonas da cidade recebam os títulos definitivos ao longo do ano. “A gente vai entregar uma quantidade significativa de títulos na capital, mas também vamos entregar no interior. Já começamos a fazer o levantamento e os estudos técnicos para que efetivamente isso aconteça”, disse o governador.

Para Wilson Lima, a regularização fundiária resgata também a cidadania das pessoas e a transformação da posse em propriedade traz a segurança jurídica e a garantia constitucional aos beneficiários. Ele explicou que, agora, as famílias poderão ter o registro de imóveis e buscar contratação de empréstimos bancários ou crédito na Agência de Fomentos do estado do Amazonas (Afeam).

É o que a aposentada Afonsina Oliveira, de 79 anos, quer fazer. Ela pretende buscar recursos para reformar a casa onde mora sozinha. “Eu andei muito por essas secretarias e não conseguia nada. Diziam que não podia, não podia, que ia chegar a vez do Armando Mendes e chegou. Demorou, mas chegou”, comemorou ela.

Moradores do Monte das Oliveiras, Redenção e Nova Esperança, nas zonas norte, centro-oeste e oeste, respectivamente serão os próximos a receberem o documento.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7