Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

EXCLUSIVO: Senador Plínio Valério dá pistas de quem será vice de Amom Mandel; veja vídeo

Compartilhe
EXCLUSIVO: Senador Plínio Valério dá pistas de quem será vice de Amom Mandel; veja vídeo

Amazonas – Com os cenários político do Amazonas cada vez mais intenso, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) esteve no centro das atenções em uma entrevista especial concedida no programa CM7 no Ar, transmitido pela rádio FM do Povo 94,3. O encontro destacou não apenas o papel do senador como estrategista na federação PSDB-Cidadania, mas também lançou luz sobre os bastidores das eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano, dando uma verdadeira aula de política. Na ocasião, o senador que é presidente regional do PSDB-AM, deu algumas pistas sobre quem poderá ser vice do pré-candidato Amom Mandel.

Plínio Valério enfatizou sua posição de apoio às candidaturas municipais, destacando seu papel ativo na articulação política em prol do pré-candidato à prefeitura de Manaus, Amom Mandel. No entanto, o senador foi categórico em separar sua atuação política como senador de seu apoio a Amom Mandel, afirmando: “Não confundam a minha atuação de senador, com a do meu apoio ao deputado Amom Mandel”.

 

Quem será vice de Amom?

Um dos pontos de maior interesse na entrevista foi a revelação feita pelo senador Plínio sobre a filiação de três pré-candidatos (não foram revelados nomes), um dos quais possivelmente ocupará a posição de vice na chapa de Amom Mandel. Plínio ressaltou a importância de escolher um candidato com experiência política para complementar as qualidades de Amom Mandel, em detrimento do antigo desejo que o jovem parlamentar tinha de indicar uma mulher para compor a sua chapa.

Amadurecimento político

Ao discutir o amadurecimento político de Amom Mandel, Plínio destacou a importância da organização e da campanha propositiva para conquistar o eleitorado. Ele enfatizou que, embora o apoio a Amom seja sólido, é essencial olhar para frente e focar nas estratégias para o segundo turno.

“Parte da população já escolheu o Amom. Não adianta, você não vai fazer com que essas pessoas mudem de ideia. Então nós vamos para o segundo turno. Não tô dizendo que nós vamos ganhar a eleição, mas temos potencial para isso. Então esse entendimento é o que o Amom tá fazendo: ele não pode mais ser sozinho, não é só mais rede social, não é mais só a paixão. Tem a organização, a delegação de tarefas, o envolvimento, a campanha propositiva pra mostrar o que vai fazer, embora a gente tenha que dizer o que fez porque é trabalho nosso. Mas é olhar pra frente. Então, pra falar a verdade, eu tive conversas mais sólidas com o Amom, em torno de 5 ou 6 conversas”, afirmou o senador.


Sem subestimar adversários

O senador também comentou sobre as candidaturas adversárias, sem subestimar nenhum dos concorrentes, mas fazendo análises perspicazes sobre o cenário político local. Ele alfinetou Marcelo Ramos, recém-filiado ao PT, ao mesmo tempo que destacou o potencial de candidatos como Alberto Neto (PL). Ele também disse que a disputa entre David Almeida (Avante) e Amom Mandel será marcante.

“Eu acho que estão supervalorizando a candidatura no Marcelo. Eu que estou mais dentro, que estou envolvido com a campanha do Amom, eu vejo que o que deve crescer mais é o Alberto Neto (PL), mas o Amom já garante o segundo turno com o que tem. E não adianta falar que não, porque o eleitor costuma se apaixonar por certas campanhas, e você tem uma parcela do público apaixonada pelo Amom”. “Claro que a candidatura do David Almeida não pode ser nunca subestimada. Ele tem a máquina e tem tudo. Vai ser uma disputa legal, muito muito boa”.

Não podem ser menosprezados

O senador Plínio Valério ressaltou enfaticamente que não se pode subestimar o potencial eleitoral da chapa que apoia. Em uma declaração marcante, os presidente regional do PSDB-AM enfatizou: “E é bom dar um lembrete pra quem acha que é pouco. Eu tive 635 mil votos em Manaus em 2018. E o Amom mais 280 mil votos. Então, não é possível que a gente não consiga levar o Amom pro 2º turno”.

Quem vai apoiar quem?

Sobre as alianças políticas, Plínio traçou um panorama claro dos apoios recebidos pelos principais candidatos, destacando o suporte recebido por cada um deles.

“Quem apoia o David Almeida? É o vice-governador Tadeu de Souza e o senador Eduardo Braga. Quem apoia o Capitão Alberto Neto? Bolsonaro. Quem apoia Roberto Cidade? Wilson Lima. Quem apoia o Marcelo Ramos ou a Anne Moura? Tem briga ali ainda. Mas o Marcelo Ramos seria presidente Lula e o senador Omar Aziz. E o Amom Mandel, eu (senador Plínio Valério). E é legal ficar só eu e o Amom. É muito bom isso”.

Cenário no interior e Aposta na Capital

Além disso, o senador enfatizou a presença e a atuação do PSDB em todo o estado do Amazonas, com diretórios em todos os 62 municípios, no entanto com poucos candidatos “sangue puros” do partido, Plínio prevê que terá poucas candidaturas para prefeito vencedoras no interior, mas ao menos algumas vitórias em municípios na região metropolitana. “Nós vamos fazer sim: alguns vereadores, pouquíssimos prefeitos. Mas em Manaus, nós vamos fazer o prefeito de Manaus da Federação”.

Atuação

Plínio Valério já ganhou 5 vezes seguidas o prêmio de melhor senador do Amazonas com o prêmio Excelência Parlamentar do Ranking dos Políticos por ser ficha limpa, não responder a nenhum processo por corrupção, economia de gastos e por suas posições políticas e votações em matérias que combatem os privilégios e desperdício de dinheiro público.

No ano passado ele recebeu o prêmio como um dos cinco melhores senadores do Brasil. “Em 2023, contra forças muito poderosas, consegui realizar a CPI das ONGs, luta travada há quase cinco anos. Esse reconhecimento como melhor parlamentar do Amazonas pelo Ranking dos Políticos coroa o apoio impressionante que estamos tendo de pessoas de Norte a Sul do País, especialmente do meu estado. Fomos atacados por ONGs patrocinadas por grandes fundos internacionais por brigar contra o isolamento da Amazônia e por defender os invisíveis e os interesses nacionais. Esse prêmio pelo quinto ano seguido mostra que não podemos nos afastar do caminho traçado “.

 


Siga-nos no Google News Portal CM7