Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Érico Desterro: presidente do TCE revoluciona a gestão pública no Amazonas

Compartilhe
Érico Desterro: presidente do TCE revoluciona a gestão pública no Amazonas

Amazonas – O conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), tem sido elogiado por sua competência e dedicação à causa pública. Sua atuação à frente do TCE-AM tem sido marcada por ações que visam garantir a transparência e a eficiência na administração pública.

Com mais de 20 anos de carreira no setor público, Érico Desterro exerceu diversos cargos no Estado do Amazonas, tendo sido procurador-geral do Estado e secretário de Estado da Fazenda, entre outros. Atualmente, é presidente do TCE-AM e tem se destacado pela atuação firme e transparente na fiscalização de gastos dos cofres de todo o Estado do Amazonas.

Érico Desterro tem se destacado pela sua atuação junto à sociedade civil, promovendo ações que visam ampliar o acesso à informação e incentivar a participação popular na fiscalização. Ele tem defendido a transparência como um dos principais pilares da administração pública, garantindo que a sociedade tenha acesso às informações sobre as ações do Estado, bem como a proximidade da austeridade pública de forma acessível por meio da educação, visto sobretudo no trabalho que dedica com muito carinho também na  Escolas de Contas Públicas do TCE-AM.

Sua postura técnica e comprometida, inclusive já lhe garantiram a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP) e contou com a presença de diversas autoridades.

Érico Desterro

Érico Xavier Desterro e Silva nasceu no dia 01 de janeiro de 1964, em Manaus. Filho do casal Yomar Desterro e Silva e Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, é bacharel em Direito formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Direito Processual, pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia – Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Direito do Estado, pela Universidade de São Paulo (USP).

Servidor de Carreira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Érico Desterro exerceu, entre os anos de 1985 a 1999, diversos cargos e funções, dentre os quais, Assistente Técnico, Inspetor de Controle Externo, Auditor Assistente, Chefe de Gabinete da Presidência, Assessor Jurídico da Presidência, Secretário Geral, Procurador de Contas e Procurador Geral.

Em 1999, após ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso de provas e títulos, ingressou, como membro titular do Ministério Público do TCE/AM, na condição de Procurador TCE-AM, tendo sido, de julho de 2002, até abril de 2005, Procurador Geral deste respeitado Órgão de Contas.

No ano de 2006, Érico ascendeu, no TCE-AM, ao cargo de Conselheiro. Foi Corregedor (2008-2009), vice-presidente (2010-2011), presidente da Corte de Contas no biênio 2012-2013 e coordenador da Escola de Conta Públicas (2014-2015).

O conselheiro também se destacou à frente da Ouvidoria da Corte de Contas, onde foi ouvidor-geral por três mandatos (2008-2009, 2018-2019 e 2020-2021). No último biênio, transformou a Ouvidoria da Corte em referência nacional para os demais órgãos públicos, com a realização de relevantes eventos, ações sociais, programas de capacitação e agilidade no atendimento das muitas demandas. “Por tudo isso, Érico é merecedor da homenagem que a Aleam lhe presta com a concessão da Medalha Ruy Araújo”, disse Belarmino Lins.

 


Siga-nos no Google News Portal CM7