Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Em visita a Manaus, ministro Marcos Pontes divulga projetos de apoio à ciência e tecnologia na Amazônia

Compartilhe

Manaus – Nesta quarta-feira (29), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, anunciou o lançamento de dois programas que buscam fomentar as áreas de ciência e tecnologia.

O evento, que ocorreu no auditório Floriano Pacheco da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial, também realizou entregas de prêmios em projetos de inovação e olimpíadas científicas.

Laboratórios na Amazônia

Durante a solenidade, Pontes afirmou que serão implantados dois laboratórios remotos do Projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI) na região amazônica. O valor investido nas estruturas foi de R$ 75 milhões. 

“Ao todo, serão 50 laboratórios remotos que vão ser espalhados pela região amazônica. Cada laboratório vai ser composto por um grupo de quatro cientistas que vão trabalhar a biodiversidade e a biotecnologia da Amazônia. Uma das propostas é fomentar a pesquisa para a fabricação de medicamentos no nosso próprio país”, explicou o ministro.

De acordo com o ministro, a instalação de infraestruturas que apoiem a pesquisa científica é fundamental e o objetivo do ministério. No evento, SALAS Flutuante Vitória Régia e um SALAS de Selva – Peixe Boi foram entregues.

MCTI Futuro

Com o objetivo de aumentar a capacitação tecnológico, Marcos Pontes anunciou o MCTI Futuro. O programa visa capacitar 40 mil pessoas, além de dar apoio a ações para o desenvolvimento da transformação digital aplicadas ao ensino básico, médio, técnico e superior, e em pós-graduação, residência tecnológica e qualificação profissional.

“Temos a necessidade da criação de empregos. Mas saibam que existem muitos cargos aguardando pessoas qualificadas. Existe uma procura muito grande por profissionais e isso vai aumentar. Esse setor precisa ser muito desenvolvido. Precisamos de jovens profissionais que sejam capacitados tecnologicamente”, ressaltou.

Incentivar pesquisas e estudos nas áreas da computação em nuvem, Big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, comunicações avançadas, fotônica, manufatura avançada, design de circuitos integrados e inteligência artificial.

Protagonismo feminino no empreendedorismo

Na solenidade, além de serem anunciados os programas, duas amazonenses foram premiadas com o título de “Mulheres Inovadorass 2021”.

As representantes das empresas vencedoras EZScience (Paula Taquita Serra) e Konioca (Marcela Monteiro Martins) receberam um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil cada.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Finep. O objetivo é estimular startups lideradas por mulheres, de maneira que contribua para a ampliação da representatividade feminina no cenário de empreendedorismo nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

Medalhistas homenageados

No encerramento do evento, Marcos Pontes também realizou a premiação aos estudantes medalhistas das Olimpíadas Científicas MCTI. Os competidores receberam medalhas referentes às olimpíadas apoiadas pelo MCTI via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Siga-nos no Google News Portal CM7