Eduardo Braga banca obra sem licitação de empresários investigados no AM; veja
Brasil – O senador Eduardo Braga (MDB) destinou R$ 27 milhões, por meio de uma emenda parlamentar, para uma obra sem licitação que está sendo conduzida por empresários sob investigação da Polícia Federal (PF). Mauro Lúcio Mansur da Silva e José Paulo de Azevedo Sodré Neto, sócios da Construtora Soma, foram escolhidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para realizar serviços emergenciais de recuperação na BR-174, rodovia que conecta o Amazonas a Roraima.
Mansur e Sodré também são proprietários da empresa de coleta de lixo Tumpex e chegaram a ser presos pela Polícia Federal em junho deste ano, durante a “Operação Entulho”, que investigou crimes como organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal em empresas que prestam serviços à Prefeitura de Manaus.
Além da investigação atual, os empresários respondem na Justiça por ações de improbidade administrativa relacionadas à Construtora Soma. Uma delas acusa a empresa de superfaturamento em obras da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas em 2009, durante a gestão de Eduardo Braga.
O DNIT afirmou que o processo de dispensa de licitação envolveu a convocação de empresas do setor próximas ao trecho emergencial, e a Soma ofereceu o menor preço.
Ao UOL, Eduardo Braga destacou que a rodovia estava em situação de emergência, e sua função como senador é indicar a demanda da região para a aplicação dos recursos, sem interferência na escolha da empresa responsável pela execução da obra.