Descontrolado, vereador Carpê agrid3 verbalmente equipe médica de maternidade e tumultua atendimento
Manaus – O vereador Carpê agrediu verbalmente profissionais de saúde da Maternidade Moura Tapajós na noite desta sexta-feira (20/10), tumultuando o atendimento. O vereador entrou na unidade hospitalar falando alto, invadiu os espaços onde os pacientes aguardavam ou eram atendidos normalmente, sem se importar com a privacidade das gestantes e o repouso das mulheres que haviam dado à luz no mesmo dia.
Toda a situação foi registrada pelas câmeras de segurança da maternidade.
O médico ginecologista Rodrigo Otávio Moraes de Oliveira registrou boletim de ocorrência contra o vereador, no 8º Distrito Integrado de Polícia, que descontrolado emocionalmente, tentou intimidar os profissionais da maternidade sem qualquer conhecimento de medicina. E o parlamentar manteve o tom agressivo mesmo após os mesmos terem explicado o fluxo de atendimento, exibido em cartaz na própria unidade, e que segue as prioridades definidas pela medicina obstétrica.
No boletim de ocorrência, o médico Rodrigo Oliveira relata: “Por volta das dezenove e trinta (19h30), durante atendimento normal, identifiquei elevação de tom de voz na recepção da admissão, onde após a técnica (de enfermagem) abrir a porta, a mesma relatou que o Sr. vereador Carpê questionava as pacientes sobre o tempo de atendimento; o interroguei sobre o que estava acontecendo e relatei que a equipe diurna tinha realizado cinco cesarianas e que havia a possibilidade de termos mais seis procedimentos e que estávamos todos atendendo”.
Mesmo após o diálogo e explicações, o médico obstetra registrou no boletim policial que o vereador continuou exaltado, numa postura que perturbou o ambiente da maternidade, incomodando aqueles que estavam em processo de atendimento e internamente, àqueles que estavam inclusive em repouso.
Além da experiência dos profissionais da Maternidade Moura Tapajós, os profissionais seguem um fluxo de acolhimento às gestantes, que define o nível de prioridade, com o melhor atendimento possível, em um momento de fragilidade, tão importante para a gestante e família. A maternidade Moura Tapajós é uma unidade municipal, com trabalho referenciado no Estado.