Brasília Amapá |
Manaus

Deputados se destacam na defesa da população em tempos de pandemia

Compartilhe

Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está empenhada na apresentação de medidas que contemplem todas as camadas da população, que sofre com os impactos negativos da pandemia. Os deputados Fausto Junior (PRTB) e Felipe Souza (Patriota) são dois exemplos de parlamentares empenhados nesses esforços.

Antes mesmo de o primeiro caso de Covid-19 ser diagnosticado no Amazonas, o deputado Felipe Souza já havia se antecipado sobre a importância da sanitização (desinfecção) obrigatória de locais de grande aglomeração, sejam eles ambientes fechados públicos ou comerciais, climatizados ou não. O PL nº 665/2019 foi aprovado por unanimidade na Assembleia.

Também foi do deputado Felipe Souza a ideia de trazer a testagem rápida para identificação do coronavírus em pessoas que tenham tido contato com pacientes já confirmados com a Covid-19. Por meio de Indicativo ele solicitou ao governador, que fizesse a compra dos materiais para os testes e instalasse os centros de atendimento ao estilo “drive thru” (modalidade de teste em que os pacientes fazem sem precisar sair do carro ou com o mínimo de contato e permanência no local de teste). Assim o rastreio e a identificação de pacientes infectados possibilitam o atendimento mais rápido.

Atenção médica

Facilitar a vida de quem busca o atendimento médico em plataformas on-line durante o isolamento, também foi proposta de Souza. O uso da Telemedicina em qualquer atividade de saúde pública ou privada está previsto no Projeto de Lei nº 156/2020, aprovado pelos colegas. “Vamos aguardar agora a sanção do governador para que esse projeto possa estar, na prática, beneficiando a população do estado do Amazonas como um todo, tanto aqueles que são usuários da saúde pública como os da saúde privada”, destacou. “Toda dedicação e esforço no combate a essa pandemia são extremamente válidos. Eu e minha equipe trabalhamos todos os dias focados em soluções. Porém todo esse empenho só vai adiantar, se colocado em prática, caso contrário serão apenas textos. Vidas estão sendo perdidas, não podemos parar”, conclui o parlamentar.

Economia e segurança dos profissionais

“Os profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus estão com medo de voltar para casa e contaminar seus familiares, por isso apresentei o projeto que autoriza o governo a buscar parceria com a rede hoteleira”, disse o deputado Fausto Junior (PRTB), ao ter aprovado em plenário o Projeto de Lei que permite ao Governo firmar parcerias com a rede hoteleira do Estado, para receber os profissionais de Saúde.

E não é só com a segurança desses profissionais que se preocupa o deputado. Recém filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Fausto Junior também quer a volta dos atendimentos médico, odontológico, veterinário e de fisioterapia em clínicas e consultórios. Ele obteve a aprovação pela Aleam, que entendeu se tratar de atividades indispensáveis em períodos de calamidade pública.

Outro destaque na atuação do parlamentar foi a denúncia feita no plenário virtual, da subnotificação de casos da Covid-19 em Manaus, assunto repercutido nas mídias de todo o País. Os dados apontam que 30% dos óbitos na capital acontecem em casa porque as pessoas não conseguem atendimento nos hospitais ou têm medo de buscar o atendimento e serem contaminadas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7