Brasília Amapá |
Manaus

Deputado quer obrigar empresas a emprestarem dinheiro ao governo para gastos com pandemia

Compartilhe

Está em análise na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei do deputado Wellington Roberto (PL-PB) que obriga empresas com patrimônio líquido igual ou superior a R$ 1 bilhão a emprestarem dinheiro ao governo para gastos com a pandemia do vírus chinês.

Pelo Projeto, governo federal fica autorizado a cobrar dessas empresas valor equivalente a até 10% do lucro líquido apurado no ano anterior à publicação da lei a título de empréstimo compulsório. Competirá ao Ministério da Economia definir o percentual aplicável a cada setor econômico.

Os valores deverão ser pagos em até 30 dias após a publicação da nova legislação, caso aprovada. Quando o montante a ser exigido da empresa superar R$ 1 milhão, o pagamento poderá ser parcelado em até três parcelas mensais e sucessivas. Confira aqui a íntegra da proposta.

Caso as empresas não paguem o valor do empréstimo no prazo de 30 dias fixado pela norma, o valor será acrescido de juros de mora, equivalentes à taxa média mensal de captação do Tesouro Nacional relativa à Dívida Mobiliária Federal Interna: multa de mora de 10% se o pagamento se verificar no próprio mês do vencimento; de 20% quando o pagamento ocorrer no mês seguinte ao do vencimento; e de 30% quando o pagamento for efetuado a partir do segundo mês subsequente ao do vencimento.

Líder do bloco PP, PL, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante e Patriota, o deputado Arthur Lira (PP-AL) pediu urgência para a proposta. 

Fonte Terça Livre


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7