Manaus – Foi aprovada em plenário nesta quinta-feira (20) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece diretrizes para a elaboração e execução do orçamento de 2021, previsto em R$18 bilhões. Ao todo, a LDO recebeu 46 emendas parlamentares e levou em consideração os impactos da pandemia do novo coronavírus na arrecadação do estado.

A deputada Alessandra foi recordista na apresentação de emendas. Foram 12 emendas aditivas e uma coletiva, em conjunto com os deputados Delegado Péricles (PSL) e Cabo Maciel (PL), inclui o custeamento de das despesas com a aquisição de uniformes e peças complementares fundamentais para o exercício da atividade operacional e administrativa da segurança pública do Estado do Amazonas na capital e no interior.

“A segurança pública sempre foi uma bandeira. O auxílio-fardamento foi aprovado, pela primeira vez, ainda durante meu primeiro mandato como deputada estadual, em 2018, também por meio de emenda parlamentar de minha autoria. A busca por dignidade para esses seguidores é um compromisso do mandato” explicou.

O combate à violência obstétrica, uma das bandeiras do mandato da parlamentar, também foi tema de uma das emendas, que visa a implantação de medidas contra esse tipo de violência nas redes pública e particular de saúde do Amazonas. “É um assunto que temos discutido e trabalhado junto à Susam. O parto é um momento delicado e precisamos garantir um direito humano básico à mulher, que é ter o seu filho sem violência obstétrica”, disse.

A divulgação da Lei Maria da Penha na rede estadual de ensino, inclusão digital e qualificação de jovens e adultos também foram abordados pelas propostas. Na avaliação da deputada, que conduziu a sessão nesta quinta-feira, a votação foi democrática e vai atender aos interesses do povo do Amazonas.

“A votação foi extensa. Esse é um dos anos em que a LDO foi mais discutida em plenário. Foi uma votação muito democrática, com a participação dos Poderes e instituições. Nunca foram aprovadas tantas emendas em todo esse tempo que estou no parlamento. É, sem dúvidas, uma LDO que vai atender às necessidades do estado”, afirmou.

Assessoria da deputada estadual Alessandra – MDB
Jornalista Ana Luiza Santos  
Foto: Jimmy Christian