Brasília Amapá |
Manaus

Deputada Alessandra propõe retorno das sessões presenciais na Assembleia Legislativa

Compartilhe

Um requerimento apresentado nesta terça-feira, 5 de maio, propõe a volta das sessões plenárias presenciais na Assembleia Legislativa do Amazonas. A proposta é da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Casa.

Regimentalmente, as sessões plenárias acontecem três vezes por semana: terças, quartas e quintas-feiras. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as sessões estão acontecendo no formato on line ou virtual desde o dia 24 de março.

“Quero dizer que os médicos estão nas áreas de risco, quero dizer que os policiais militares, civis, bombeiros e funcionários da Seap também estão nas áreas de risco”, justificou Alessandra, acrescentando que técnicos da Assembleia estão trabalhando no apoio aos parlamentares durante as sessões virtuais.

O requerimento, segundo a deputada, tem objetivo de dar mais transparência aos trabalhos da Casa. Na avaliação de Alessandra, a atuação dos parlamentares durante as sessões on line tem sido prejudicada em razão de problemas na tramitação de projetos e proposituras no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Distanciamento

Embora tenha proposto a volta das sessões presenciais, Alessandra sugeriu que todas as medidas de distanciamento social sejam obedecidas. Cada deputado ou deputada teria o máximo de cinco assessores no prédio. O trabalho da imprensa, por exemplo, poderia ser feito da galeria, com entrevistas no Hall. Já a captação das imagens pelos cinegrafistas e fotógrafos seria feita de forma organizada e controlada, com o mínimo de profissionais no plenário.

Alessandra também propõe que os servidores que fazem parte do grupo de risco continuem cumprindo o isolamento social. O requerimento também faculta o acesso remoto às reuniões aos deputados que preferirem participar das sessões em casa.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7