Brasília Amapá |
Manaus

Deputada Alessandra pede união do Governo com CRM e médicos experientes contra Covid-19

Compartilhe

A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) pediu durante a sessão virtual desta segunda-feira, 20, que o Governo do Estado execute as ações de combate ao novo coronavírus em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e médicos experientes na área da gestão pública. A proposta da vice-presidente da Casa se deu em meio aos debates sobre o indicativo de intervenção federal na Secretaria de Estado da Saúde (Susam) proposto pela Mesa Diretora.

“Acredito que o CRM pode assessorar tecnicamente e ajudar no fluxo de atendimento, na criação de melhores condições de trabalho aos profissionais e atendimento à população. Além disso, o Conselho pode ajudar na tomada rápida de decisões corretas, ajudando a minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19”, disse Alessandra.

Notáveis da Medicina

Em seu pronunciamento, a deputada enfatizou que é necessário ouvir os conselhos e recomendações de médicos experientes, como o oncologista Manoel Jesus Pinheiro, que foi diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), além de secretário Estadual e Municipal de saúde. A deputada também citou o presidente do CRM-AM, doutor José Bernardes Sobrinho.

“A gente precisa de união e de opinião técnica do CRM, do doutor Bernardes, do doutor Jesus Pinheiro e de outras pessoas que conhecem a gestão da saúde. Essas pessoas precisam estar ao lado do governador, fazer parte desse grande conselho que tem que ser criado para tomada de decisão”, argumentou Alessandra, acrescentando que esses profissionais conhecem a fundo o Estado e sabem onde buscar os equipamentos e a mão de obra necessária para minimizar os impactos da Covid-19 junto à população.

Apoio efetivo

A vice-presidente reconheceu os problemas enfrentados pela saúde no Estado e disse que tem conversado com o governador Wilson Lima e opinado sobre as soluções que precisam ser implementadas urgentemente pela Susam diante da crise.

“Eu sou uma pessoa que apoia (o Governo), mas não sou cega aos problemas. Conversei com o governador, falei da minha opinião e todos precisam estar juntos para resolver o problema. Não adianta só o comitê governamental se a gente não tiver essas pessoas, além, claro, dos poderes – Ministério Público, Tribunal de Contas”, argumentou a deputada.

Alessandra considera que a discussão sobre o indicativo de intervenção federal na Susam não pode atrapalhar a busca por soluções urgentes para ampliar o atendimento nos hospitais e SPAs da capital e interior.

“A gente precisa resolver o problema, não dá para esperar uma semana, um mês, a gente tem que agir hoje”, concluiu a deputada.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7