Brasília Amapá |
Manaus

Delegado Pablo denuncia que índios no Brasil ainda são tratados como cidadãos de segunda categoria; veja vídeo

Compartilhe
Delegado Pablo denuncia que índios no Brasil ainda são tratados como cidadãos de segunda categoria; veja vídeo

Brasil – “Vi discursos na Câmara Federal, de pessoas comemorando o Dia do Índio. São discursos vazios, de pessoas que nada sabem sobre os problemas vividos pelos índios do Brasil”, afirmou hoje (19/04) o deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo.

Veja vídeo:

A declaração foi feita na tribuna da Câmara dos Deputados, onde Pablo lamentou que os índios do Brasil são tratados como “cidadãos de segunda categoria”. “Nossos índios são cidadãos brasileiros e merecem ser tratados com respeito, como as pessoas que moram nas grades cidades do sul e sudeste do País”, defendeu o deputado.

Usando um colar da etnia Tucano, que habita a região de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, Pablo disse que percorreu todo o Estado e conhece as necessidades da maioria das etnias que vivem no território amazonense.

“Quem disse que índios e seus descendentes têm que viver na miséria? Lá estão pedindo Internet, telefonia celular e lutando por integração ao resto do Brasil, como é direito de todo brasileiro”, criticou Pablo.

O deputado relembra que nas viagens que faz ao interior do Estado, presenciou a luta pela preservação dos costumes e da cultura indígena. “Os índios e seus descendentes sabem a importância de sua cultura. Eles querem universidades e ensino superior, mas não deixam de lado suas raízes”, explicou Pablo aos demais parlamentares.

“Vi muitos indígenas reclamando pelo direito ao emprego e melhores condições de vida, que foram esquecidos pelos governos anteriores, onde houve distribuição de pobreza”, lamentou Pablo.

Ao finalizar o discurso, o deputado afirmou que índios não querem mais espelhos e nem esmolas. “Eles querem ser integrados à sociedade, como acontece com qualquer cidadão brasileiro que luta pelos seus direitos”, concluiu.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7