Brasília Amapá |
Manaus

Damares deseja se tornar presidente do Senado e endurecer Código Penal contra assassinos de Moïse

Compartilhe
Damares deseja se tornar presidente do Senado e endurecer Código Penal contra assassinos de Moïse

Brasil – A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, deseja se tornar a primeira mulher presidente do Senado e propor ampla reforma no código penal. A fala ocorreu na última quinta-feira (3/1) após ela lamentar a morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, espancado em um quiosque da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A ministra disse querer uma dura pena para os culpados.

“Todo mundo me quer senadora, porque todo mundo quer uma mulher presidente do Senado. E eu quero chegar lá para ser a primeira mulher presidente do Senado e propor a ampla, irrestrita e maior reforma do código penal da história do país”, disse.

Nesta semana, foram divulgadas imagens de uma câmera de segurança que mostram o momento em que o jovem de 24 anos é agredido até a morte.

“Quando está em fase de investigação, o ministério não traz a público sua participação para não interferir na ponta na investigação. Mas a gente está, desde o primeiro momento que o ministério foi acionado, acompanhando este caso, e aqui a gente lamenta a barbaridade que a gente viu naquelas imagens. Chega de violência nesta nação. Vamos acompanhar até o final, inclusive a punição, a gente quer pena”, disse a ministra.

De acordo com ela, sua pasta já tomou providências a respeito do assassinato do congolês e pretende “promover a atuação institucional no âmbito de sua competência”.

“Há uma cobrança muito grande para que a ministra se manifeste em todos os casos, mas cada caso é cuidado por uma secretaria, imediatamente quando somos acionados”, afirmou.

Caso Moïse

A morte do congolês gerou comoção nacional, especialmente pelo caráter violento das imagens. A família de Moïse diz que ele foi espancado até a morte por ter cobrado diárias que estavam atrasadas no quiosque.

Segundo os parentes, o congolês trabalhava no quiosque, na altura do posto 8, onde teria sofrido agressões presenciadas por cerca de cinco homens, incluindo um que naquele momento atuava como gerente.

A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (1), ao menos três criminosos envolvidos  assassinato.

Um dos assassinos presos afirmou à polícia que agiu motivado por raiva, porque a vítima estava bebendo muito e “perturbando há alguns dias”.

Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca, 27, disse em depoimento que “resolveu extravasar a raiva que estava sentindo” e que, por isso, bateu no congolês com um taco de beisebol.

O suspeito afirmou que trabalhava com Moïse no quiosque Biruta, na Barra da Tijuca. Segundo ele, o estabelecimento pertence a um policial militar, que também foi intimado a depor.

Antes, o congolês era funcionário do quiosque vizinho, o Tropicália, onde ocorreu o crime. O dono do empreendimento disse em depoimento que o dispensou depois que Moïse apareceu embriagado no trabalho.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7