Manaus – O registro de novos casos da Covid-19 na capital amazonense fez com que o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (Patriota), mantivesse alguns serviços presenciais suspensos na sede do poder legislativo. A medida continua, pelo menos por enquanto, e atende a uma recomendação do departamento médico da casa e de instituições ligadas diretamente ao assunto, como o Ministério da Saúde (MS) e as secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e do município (Semsa).

Joelson Silva informou, nesta quinta-feira (10), que o retorno presencial de algumas atividades e do próprio público externo (incluindo a imprensa) à Câmara de Manaus, continua restrito, como havia anunciado durante a reabertura dos trabalhos presenciais, no início de julho. A retomada depende de como ficará o cenário, em relação ao avanço do novo coronavírus na cidade.

“Temos acompanhado os números relativos à doença, ouvido os profissionais de saúde desta casa legislativa, inclusive, vereadores que atuam na área, para não cometermos nenhum erro. As autoridades pedem que as pessoas não relaxem e mantenham os cuidados básicos como uso da máscara, do álcool em gel, do medidor de temperatura e respeitem o distanciamento social. Grande parte dos que transmitem a doença, não apresenta os sintomas, por isso, todo cuidado é pouco. Continuamos vigilantes, pelo menos até que surja alguma vacina e possamos extirpar esse mal de uma vez por todas de nossas vidas”, disse Joelson Silva.

As atividades presenciais na CMM foram suspensas no dia 23 de março – com exceção de alguns serviços emergenciais – e retomadas de forma gradual, no dia 1º de julho. Os vereadores retornaram às sessões no plenário Adriano Jorge e voltaram a frequentar os próprios gabinetes, onde podem contar com o suporte de cinco assessores, entre servidores que não estão no grupo de risco da doença.

“Aquelas pessoas em estado de comorbidade, como hipertensão e diabetes, ou que estejam no grupo de risco, vão continuar em casa, não temos como fugir disso”, informou o presidente da CMM.

Cuidados
Com a retomada das atividades presenciais, o recesso parlamentar do meio do ano na CMM foi cancelado e medidas de sanitização e desinfecção foram implantadas nas dependências da sede do poder legislativo municipal.

Os cuidados na CMM também abrangem os estacionamentos, que continuam fechados ao público por precaução.

“Nossos técnicos estão todos os dias na área de recepção da Câmara para receber quem chega, com álcool em gel e medidor de temperatura. E temos uma enfermaria a postos para realizar os primeiros cuidados, caso alguém apresente sintomas de infecção pelo novo coronavírus, o que não desejamos que ocorra”, frisou Joelson Silva.

Números
De acordo com dados oficiais da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), quase 4 mil pessoas já morreram, vitimadas pela Covid-19, em todo o Estado do Amazonas. Desse total, 2,4 mil somente em Manaus.

O boletim diário do órgão, atualizado até a última quarta-feira (10), também confirma a recuperação de mais 645 amazonenses nas últimas 24 horas, chegando a 106.014 o número de recuperados no estado. Esta quantidade representa 84% dos casos confirmados da doença.

#cuidados #contagio #covid-19 #cmm #joelsonsilva #restricao #saude #gradual

Texto: Isaac Júnior – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM