Cidade defende ampliar recursos da Fapeam para pesquisas relacionadas ao novo coronavírus
Manaus – A pandemia do novo Coronavírus causou até o momento 116.666 óbitos no país, conforme dados das Secretarias de Saúde. Somente no Amazonas 3.588 vidas foram perdidas, apesar de todos os esforços dos Governos Estadual e Municipal.
Em busca de resposta para o tratamento eficaz da doença, o deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta quarta-feira, 26, uma indicação ao Governo do Estado sugerindo a ampliação dos recursos destinados a projetos ligados ao enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19 no Amazonas.
“Fomentar este tipo de pesquisa é possibilitar que o Estado esteja preparado para uma nova pandemia, buscando sempre o conhecimento científico fundamentado para estabelecer o melhor tratamento e manejo de pacientes infectados”, justificou.
O parlamentar lembrou ainda na justificativa do projeto, o investimento do Governo Federal de R$ 50 milhões em apoio à 90 projetos de pesquisas relacionadas à prevenção e ao combate à pandemia.
No Amazonas, o investimento, através da Fapeam foi de R$ 1,6 milhão para seis projetos, selecionados por meio do Edital nº 005/2020, no âmbito do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas Covid-19 (PCTIEmergeSaúde/AM).
Roberto Cidade defende um novo edital para selecionar novos projetos, ou ainda a possibilidade de destinar parte do orçamento do Estado, que ainda será aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas.
A proposta apresentada pelo parlamentar será encaminhada à Casa Civil do Governo do Amazonas e Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Foto: Evandro Seixas