Caravana da Criança chega ao Jorge Teixeira com serviços essenciais à comunidade

Por Letícia Caxias em 24 de julho de 2021 às 15:39 | Atualizado 24 de julho de 2021 às 15:39

Manaus – Respeitando todas as medidas sanitárias, moradores do bairro do Jorge Teixeira (zona Leste de Manaus) receberam neste sábado (24), a 4a. edição da “Caravana da Criança”, realizada na Escola Estadual Profª Ignês de Vasconcelos Dias. O evento marca o retorno do calendário de ações itinerantes da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas).

Foram oferecidos, de forma gratuita, a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, atendimentos de profissionais como clínico geral, dentista e pediatra, vacinação da HN1, bolsa família, orientação jurídica, atendimentos social e psicológico, corte de cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia, além de palestras, distribuição da cartilha de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, elaborada pela Comissão com a participação da OAB.

O deputado explicou que a iniciativa acontece desde antes se tornar vereador de Manaus, e que o grande objetivo da “Caravana” é oferecer, acima de tudo, cidadania e dignidade à população. “Essas caravanas são realizadas mesmo antes de eu me tornar parlamentar. Nós estamos cumprindo com o nosso papel, buscando justamente atender às necessidades das populações mais carentes da capital e do interior. A ação de hoje é aqui no Jorge Teixeira, mas já temos programada uma nova caravana, desta vez, na zona Norte de Manaus”, garantiu Álvaro.

Com dificuldade ao acesso médico, durante a semana, a moradora Ivaneide de Oliveira, aproveitou a oportunidade para garantir atendimento dos serviços de odontologia, pediatria, clínico geral e vacina para os seus dois filhos. “Essa iniciativa para a nossa comunidade veio numa hora certa, por sermos uma comunidade carente. Só temos mesmo a agradecer, porque pra você conseguir pegar uma ficha no CAIC, é uma vez só na semana, dia de sexta-feira. Então com essa ação já deu uma grande ajuda, principalmente para nós mães que temos que trabalhar durante a semana”, ressaltou Ivaneide.

A gestora da escola, que cedeu o espaço para a ação, Selma Rodrigues, destacou a relevância social da iniciativa para comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Segundo ela, essa parceria entre Assembleia Legislativa, escolas da rede estadual e municipal, dentre outros órgãos, é fundamental para a preservação dos direitos e mais oportunidades para crianças, adolescentes e jovens. “Nós aqui da Escola Ignês de Vasconcelos estamos de portas abertas para receber esse evento novamente que é de fundamental importância para comunidade”, afirmou.

Desde o ano de 2019, já foram realizadas caravanas em Autazes, Itacoatiara e Manacapuru. Com a ação de hoje, a “Caravana da Criança” totalizou mais de 5.000 atendimentos. O evento contou com o apoio da Marinha do Brasil, Senac, Semsa, Semasc, Semed, além da participação do Conselho Tutelar e Aleam.

* Com informações da assessoria

Deixe seu comentário