Brasília Amapá |
Manaus

Capitão Carpê visita cidade modelo em segurança pública para trazer melhorias à Manaus (AM)

Compartilhe

Manaus (AM) – Sendo o único policial militar eleito a vereador nas eleições municipais realizadas no último domingo (15), o capitão Carpegiane Andrade viajou nesta semana para Balneário Camboriú, cidade localizada em Santa Catarina, que é conhecida por seu destaque na área de segurança pública pelo trabalho desenvolvido na Guarda Municipal, que é considerada a mais preparada no Brasil.

O parlamentar foi recebido na tarde desta quarta-feira (18), pelo Inspetor Coutinho – Cmt da GM da cidade, na Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública. Segundo Carpê, o objetivo da viagem é conhecer de perto a GM do local que foi implantada há nove anos.

“Sou o único policial militar eleito a vereador na minha cidade [Manaus]. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura da nossa guarda municipal. Precisamos prestar um serviço com mais segurança para nossa população, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e qualificação aos nossos guardas”, ressaltou o vereador.

Cinco turmas já foram formadas em Balneário Camboriú, sendo quatro delas dentro do batalhão da Polícia Militar.

Projetos

Durante a campanha eleitoral, uma das propostas de Carpê tem como objetivo a reestruturação da Guarda Municipal. A proposta visa a elaboração de um projeto de lei que modifique a estrutura organizacional da Guarda Municipal e a transforme em Guarda Civil Metropolitana, com intuito de viabilizar a utilização de armamento de fogo e de menor potencial ofensivo por esses profissionais.

Além das propostas no campo da Segurança Pública, Carpê também apresentou propostas para a Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Quem é o Capitão Carpê?

Nascido no município de Eirunepé (distante 1.160 km da capital amazonense), Francisco Carpegiane Veras de Andrade, conhecido publicamente como Capitão Carpê, se mudou para Manacapuru com 1 ano de idade. Em 1996 mudou-se para Manaus, junto da mãe e suas cinco irmãs.

Motivado pela mãe, dona Shirlei Veras, Carpê entrou para o quadro da Polícia Militar (PM-AM) no ano de 2009, onde permaneceu por 11 anos. Formou-se em Direito no ano de 2010, e Bacharel em Ciências Militares e Segurança Pública em 2013. Em 2018, ele foi promovido ao posto de Capitão da Polícia Militar.

Ações sociais

Morador do bairro da Compensa, Carpê realizou ações comunitárias esportivas em vários bairros da cidade, além de ter feito inúmeras palestras sobre Segurança Pública, Depressão e Prevenção ao Suicídio.

Também é responsável pela pioneira ação social “Ainda Não é a Sua Última Viagem”, que faz campanha distribuindo panfletos e dando palestras de prevenção ao suicídio na Ponte sobre o Rio Negro, onde, juntamente com seus companheiros da 8a Companhia Interativa Comunitária (Cicom), foi responsável por vários resgates e salvamentos de pessoas que tentaram suicídio


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7