Brasília Amapá |
Manaus

Candidato de Lula no AM, Braga já foi investigado pelo STF por formação de quadrilha e desvio de recursos públicos

Compartilhe

Manaus – Nome escolhido pelo ex-presidiário Lula para concorrer ao Governo do Amazonas pela federação Brasil da esperança (PT, PCdoB e PV), o senador Eduardo Braga (MDB-AM), foi alvo de investigado pelo o Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de participar de um esquema que desviou recursos públicos do governo do Amazonas em 2003, quando o então candidato era Governador de Estado. De acordo com as investigações, houve indícios de fraude em licitações, formação de quadrilha e peculato.

De acordo com o Ministério Público, Braga, que governou o Estado entre 2003 e 2010, autorizou a desapropriação de um terreno em Manaus por valor acima do real. Os dados do MP mostram que a área de 703 mil m2 foi comprada por particulares por R$ 400 mil em 1.0 de abril de 2003. Dois meses depois, o governo pagou mais de R$ 13 milhões pela propriedade. “A valorização é de aproximadamente3.100%”, afirmou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

“Cumpre registrar que tal valor foi pago em quatro parcelas, de forma incrivelmente rápida, em apenas 1 mês e20 dias”, ressaltou o Ministério Público nas investigações. “Da análise da documentação juntada, verifica-se que há indícios que apontam que o senador Eduardo Braga teria contribuído para o desvio de vultosa quantia dos cofres do Estado do Amazonas na desapropriação de imóvel pertencente à empresa Colúmbia Engenharia Ltda”, afirmou Gurgel.

Na época o procurador pediu ao STF a quebra do sigilo bancário da empresa beneficiada para saber se o dinheiro beneficiou os investigados, incluindo Braga.

Eleições 2022

Apesar do chancela de Lula, o apoio de Braga vem enfrentando resistência da própria militância do PT, principalmente de nomes como o pré-candidato a deputado federal, Sassá da Construção Civil e o também pre-candidato a deputado estadual Valdemir Santana que pretendiam apoiar a candidatura de Ricardo Nicolau (Solidariedade).

Durante as convenções da federação que apresentou os nomes dos pré-candidatos para a disputa das eleições 2022 realizadas no sábado (30) e domingo (31), o ex-deputado federal Francisco Praciano, o deputado federal José Ricardo e o vereador Sassá da Construção acompanhado de militantes se retiraram do evento com a chegada dos senadores Eduardo Braga (MDB), candidato a governador, e Omar Aziz, que busca a reeleição.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7