Brasília Amapá |
Manaus

Bolsonaro tem quase 40% dos votos válidos e possibilidade de vitória no primeiro turno aumenta

Compartilhe

Brasil – Deputado federal e pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial, de acordo com o levantamento realizado pelo instituto DataPoder360.

No primeiro cenário, Bolsonaro aparece com 25% dos votos, enquanto Ciro Gomes (PDT) é o segundo colocado com 12%. Fernando Haddad (PT) é o terceiro com 8%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin é o quarto com 7%. Alvaro Dias (Podemos) e Marina Silva (Rede) têm 6% cada.

Essa porcentagem considera todos os votos. Brancos e nulos somam 28%. Oito porcento dos eleitores que participaram da pesquisa não sabem ou não responderam em quem vão votar. O resultado das eleições reconhece apenas os votos válidos. Isso significa que os 36% de nulos, brancos ou indecisos são desconsiderados. No caso dessa pesquisa, o total de votos válidos é de 64%.

Por conta disso, considerando apenas os votos válidos, Jair Bolsonaro salta de 25% para 39%. Com essa porcentagem, o deputado federal fica próxima de ser eleito no primeiro, embora o crescimento que lhe fizesse chegar a 51% não seja fácil de ser alcançado.

Ciro Gomes saltaria de 12% para 19% (arredondando os valores), como fez o DataPoder360 em sua metodologia de pesquisa. Haddad chegaria a 11%. Enquanto Alvaro Dias e Marina Silva ficariam com 9%.

Nas redes sociais, muitos eleitores de Bolsonaro têm a opinião de que o deputado vencerá as eleições presidenciais ainda no primeiro turno. Nas sete eleições ocorridas entre 1989 e 2014, apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994 e 1998, venceu no primeiro turno.

Por 1News Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7