Brasília Amapá |
Manaus

Arthur faz balanço da gestão na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal

Compartilhe

Dando largada aos trabalhos da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na zona Oeste da capital, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez, nesta segunda-feira, 6, um balanço de seus quatro anos à frente do Executivo municipal. Ao lado do vice-prefeito Marcos Rotta e da primeira-dama Elisabeth Valeiko, o prefeito fez a leitura de sua mensagem anual, destacando os avanços alcançados, mesmo em um período de forte crise econômica e de escassez de recursos. 

“Todos conhecem o cerco que sofremos, por três anos, do Governo Federal, sem deixarmos de cumprir nossas obrigações essenciais e sem perdermos o controle das finanças. Criamos, apesar desse ambiente movediço, condições para fortes investimentos em Infraestrutura, Educação, Saúde, entre outros incentivos à formação de nossa gente”, afirmou Arthur Neto.

Dentre os principais ganhos conquistados no período e que se refletem diretamente na qualidade de vida dos manauaras, segundo o prefeito, está a ampliação da cobertura de saúde pública em Atenção Básica, que saiu de 23% para 60% da população que utiliza o Serviço Único de Saúde (SUS). “Trabalhamos saúde com afinco, ampliando e construindo novas UBSs, bem como aprimorando o nosso atendimento. Nossa meta é, nos próximos quatro anos, chegar aos 100% de cobertura, entre o serviço público e o particular”, destacou.

Na educação, Manaus saltou do 23º lugar para a 11ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). “E nosso objetivo é passar para o G10, contando com o empenho de professores, diretores, gestores, pedagogos e todo o pessoal da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, completou Arthur.

Outro avanço apontado pelo prefeito foi a organização do comércio ambulante no Centro da cidade, com a construção das galerias populares. “O trabalho não acabou. Sobretudo para valorizar o esforço desses trabalhadores, que tanto nos estão auxiliando, a fiscalização será reforçada e novos espaços serão construídos, além da ampliação das galerias Espírito Santo e dos Remédios e do pleno funcionamento do Shopping Popular Jornalista Phelippe Daou, situado na zona Leste”, disse.

 Transporte

Desde que tomou posse para este novo mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto tem apontado a implantação do BRT como carro chefe de sua gestão ao lado de Marcos Rotta, que será o responsável por coordenar os trabalhos que elevarão o Sistema de Transporte Coletivo de Manaus a outro patamar. Durante a leitura da mensagem anual na CMM, Arthur voltou a defender que a capital precisa de um sistema eficiente que contemple todos os requisitos de mobilidade.

“Nosso dever é melhorar as condições do sistema tradicional, um tanto exaurido, que aí está. Mas está na hora de se estabelecer um novo sistema de transporte, de tecnologia elevada e que já está sendo preparado para a cidade de Manaus. O Bus Rapid Transit (BRT), ou simplesmente Transporte Rápido por Ônibus, é uma opção concreta, sem prejuízo de outros modais complementares”, explicou Arthur Neto.

 

Ainda segundo o prefeito, outros modais como o Aeromóvel ou VLP – Veículo Leve sobre Pneus – também estão sendo avaliados para funcionar de maneira integrada ao BRT, considerando as melhores oportunidades para Manaus ter o seu sistema próprio, adaptado às possibilidades econômico-financeiras da prefeitura. “Já temos o sinal positivo do Ministro Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, para financiar o projeto básico do BRT. Trata-se aí de um sistema que proporciona mobilidade rápida, massiva, confortável, segura e eficaz, como pude verificar em minha viagem à Colômbia”, pontuou.

Cidade Inteligente

 Um projeto silencioso e que avança a cada dia, com estudos e assessoria de técnicos de primeiríssimo nível, o “Manaus inteligente” já conta com uma plataforma digital, que unifica todos os bancos de dados da administração, e uma base cartográfica georreferenciada, criando condições para a melhor gestão e prestação de serviços online à população nas áreas de saúde, transporte, educação, finanças, entre outras.

Aproximadamente R$ 20 milhões já foram investidos em um dos mais modernos datacenters do Brasil, sediado na Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef). O próximo passo é conectar toda a cidade por meio de uma rede de fibra óptica. Mais de 800 pontos, como escolas, postos de saúde e demais órgãos públicos municipais, estarão plenamente interligados. Em bem pouco tempo, toda a população de Manaus poderá ter acesso aos mapas multifinalitários e solicitar serviços online.

“Em breve, Manaus, que já é a campeã da iluminação de LED, estará entre as cidades mais avançadas, tecnologicamente, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte”, ressaltou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Turismo e eventos

O prefeito também destacou a performance da capital amazonense em grandes eventos nos últimos quatro anos. Na Copa do Mundo de 2014 foi eleita, pela Fifa, como a cidade de melhor desempenho na realização do torneio, opinião também compartilhada pelos milhares de turistas que percorreram o Brasil. Os Jogos Olímpicos de Futebol da Rio 2016 vieram para selar a capital como futura meca do turismo internacional. Isso sem falar no Amazônia Live – o Rock In Rio Manaus – que trouxe Plácido Domingo para cantar ao mundo em pleno rio Negro e o Réveillon da Cidade, que já conta com público de, aproximadamente, 500 mil pessoas.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7