Anarcocapitalista Javier Milei lidera eleições primárias para se tornar presidente da Argentina
Brasil – Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza –que reúne 4 partidos da direita argentina–, foi o candidato com maior percentual de votos nas eleições primárias para a disputa à Presidência na Argentina em 22 de outubro. Com 99% das urnas apuradas até às 12:00 desta 2ª feira (14), ele tinha 32,57% dos votos.
A adesão dos eleitores foi de 68,5% –1,5% acima da anterior, em 2021, quando houve comparecimento de 67%. O recorde foi em 2011, quando 78,66% dos aptos a votar foram às urnas.
Foram registrados contratempos em Buenos Aires por causa do sistema misto de votação. A Argentina usa tanto cédulas físicas quanto urnas eletrônicas. As seções eleitorais na cidade ficaram abertas até 19h30. No restante do país, terminou às 18h.
O jornal argentino Clarín informou que a liderança de Javier Milei “surpreendeu o país inteiro”. Na última pesquisa de intenção de voto do Opina Argentina, realizada de 25 de julho a 2 de agosto, Javir Milei tinha 20% das intenções, atrás de Sergio massa, que registrava 28%.
“Essa alternativa competitiva não só acabará com o kirchnerismo, mas acabará com a casta parasitária, corrupta e inútil deste país“, afirmou Milei, comemorando a vitória da sua coalização.