Brasília Amapá |
Manaus

Alfredo Nascimento fala sobre sua luta pela inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe

Manaus – No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, o pré-candidato à prefeitura de Manaus, Alfredo Nascimento, falou sobre suas ações relacionadas ao tema, ainda quando prefeito de Manaus (1997-2004).

Ele destacou que ainda no ano de 1999, quando foi criado a Fundação de Apoio às instituições de Proteção à Pessoa com Deficiência (Fada), presidida pela então primeira-dama Leônia Pereira, a prefeitura buscava apoiar todas as suas ações, uma vez que ali estavam concentradas todas as instituições ligadas ao tema.

“É muito importante que possamos refletir sobre o direito da pessoa com deficiência para que, cada vez mais, sejam incluídas na sociedade. Quando prefeito apoiei a criação da Fada, para que cuidássemos com muito carinho dessas pessoas tão importantes. Ali reunimos todos aqueles que precisavam de um apoio e de um suporte para a inclusão”, relatou o pré-candidato.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), Raimundo Alves, a iniciativa foi pioneira, já àquela época. “A gestão de Alfredo foi fundamental para a criação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Junto com a Fada, diversos projetos foram criados, como o programa de estágio que dedicava vagas a esse público”, disse Raimundo destacando que as oportunidades de estágio seguem sendo disponibilizadas até hoje.

O presidente da Advam referiu-se ao Programa de Apoio aos Portadores de Deficiência e Acesso à Cidadania, que capacitou pessoas portadoras de deficiência física, visual, auditiva e mental para sua inserção no mercado de trabalho, oferecendo estágios remunerados na própria prefeitura.

“O objetivo era integrar os portadores de deficiência ao mercado de trabalho. Foi garantido 1% das vagas do município a mais de 300 portadores de deficiência, que trabalharam em diversas funções públicas. A assistência social recebeu uma atenção especial no meu governo. Programas de impacto, como bolsa-escola, bolsa-trabalho e a reinserção social dos portadores de deficiência, permitiram atender milhares de pessoas”, explicou Alfredo.

Durante seu mandato, também realizou o programa Manaus sem Barreiras, que consistiu na reforma e construção de 30 mil metros de calçadas com acessibilidade.

* Com informações da Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7