Manaus  – Na manhã desta terça-feira (23), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) reuniu com representantes da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) e clubes da modalidade para tratar do retorno das atividades juntamente às academias, que devem voltar a funcionar na próxima segunda-feira (29), quando tem início o 3º ciclo de reabertura do comércio na capital.

De acordo com a parlamentar, a natação é um esporte seguro e, assim como as academias, muitos clubes e profissionais da educação física dependem do funcionamento desses locais para obter renda. Alessandra acrescentou, ainda, que deve procurar a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, e o grupo responsável por coordenar a reabertura do comércio para discutir a inclusão da natação no próximo ciclo.

“Durante o planejamento de reabertura gradual do comércio, foi criado um protocolo para as academias. No entanto, esportes aquáticos estão suspensos. Considero esse um equívoco que deve ser corrigido. Muitos profissionais e atletas vivem da natação. A piscina é tratada com cloro e a água não é um meio transmissor do coronavírus. O que não pode haver é aglomeração de pessoas. Queremos o retorno do esporte aquático dentro das normas de saúde e segurança necessária tanto para a realização das atividades quanto para a participação dos praticantes”, disse.

Durante a reunião, foi discutido, ainda, a celebração de um convênio com a Federação Amazonense de Natação para que a piscina da Vila Olímpica de Manaus volte a funcionar. A parlamentar anunciou, ainda, o direcionamento de emendas parlamentares voltados para o esporte.

“Vou direcionar uma emenda parlamentar de minha autoria para custear a manutenção da piscina da Vila Olímpica, dentro dos níveis de qualidade e segurança exigidos por questão de saúde pública. Além disso, vou destinar outra emenda para custeio da iluminação da piscina, que ainda não foi concluída”, completou.

Assessoria da deputada estadual Alessandra Campêlo – MDB
Jornalista Ana Luiza Santos