Brasília Amapá |
Manaus

Aleam suspende reuniões coletivas e anuncia medidas de prevenção ao coronavírus

Compartilhe

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, e demais membros da Mesa Diretora anunciaram, neste sábado (14), em Coletiva a Imprensa, uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus no ambiente parlamentar. O anúncio foi feito após confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Estado.

“Vamos utilizar todas as ações no sentindo de fazer uma campanha didática e de prevenção para os servidores e para a sociedade. Acima da atividade parlamentar está a vida e a saúde”, afirmou Josué Neto.

Entre as principais medidas estão a suspensão, por 20 dias, de todos eventos coletivos que não estejam diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões. *Serão mantidas as Sessões Plenárias Ordinárias*, que acontecem às terças, quartas e quintas, apenas diminuindo o número de servidores dentro do plenário.

O acesso as dependências da Assembleia também será restrito aos deputados, servidores, terceirizados, autoridades e imprensa, salvo sob prévia autorização.

*Servidores com 60 anos ou mais*

Josué Neto informou que para os servidores com mais de 60 anos, que estão dentro do grupo de risco, será facultativa a vinda à sede da Assembleia e estes e terão a opção de Home Office, quando o trabalho puder ser feito de casa. Também será pago para esse público, 50% do décimo terceiro salário já no final de março.

Além de Josué, participaram da coletiva os deputados João Luiz, Alessandra campelo, Roberto Cidade, Delegado Péricles e Augusto Ferraz, e ainda o diretor-geral da Casa, Wander Mota e o diretor de saúde da Casa, o médico Arnoldo Andrade.

Segundo o diretor-geral Wander Motta, todas as medidas anunciadas neste sábado irão constar em um Ato da Mesa Diretora que será publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo.

*Defesa do Consumidor*

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado João Luiz, informou que a Comissão também irá intensificar os trabalhos para fiscalizar os preços praticados nos estabelecimentos que vendem álcool em gel e outros produtos muito procurados pela população durante a pandemia do Covid-19.

*Confira as principais mudanças:*

1) Suspensão de todas as reuniões coletivas como Sessões Especiais, audiências públicas, visitação institucional, além de todos os cursos e eventos da Escola do Legislativo, e Parlamento Jovem, por 20 dias;
2) Todas as louças serão substituídas por material descartável;
3) Entrada do público externo está restrita;
4) Está proibida a viagem de servidores e parlamentares para fora do Estado e restrita para o interior do Amazonas, salvo sob autorização.
5) Qualquer viagem deve ser informada a Diretoria-geral ainda que seja particular;
6) Servidores acima de 60 anos terão ponto facultativo;
7) Serão instalados recipientes de álcool em gel em todos os setores da Casa;


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7