Brasília Amapá |
Manaus

Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará no próximo dia 4 de junho, às 11h, no plenário Ruy Araújo, uma homenagem pelo dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias, que é celebrada dia 13 de maio. A propositura é de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto.

Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas que frequentam os cultos de matrizes afro no país, é de aproximadamente 407 mil praticantes da umbanda, 167 mil do candomblé e cerca de 14 mil de outras religiões de matrizes africanas, o que representa mais de 0,3% da população.

Para Josué, reconhecer as religiões de origem africana é uma forma de conscientizar a população ao devido respeito a qualquer manifestação religiosa. “Nosso país é laico e nossa proposta em homenagear essas religiões tem a finalidade de valorizar essa cultura, porque a variedade de culturas é realidade na nossa sociedade”, afirmou.

De acordo com Herkowitz (1958, apud HURBON, 1987), uma característica muito presente nas religiões afro-brasileiras é o sincretismo religioso (fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos).

O presidente da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama), Alberto Jorge, afirmou que a realização da Sessão é uma forma de dar voz e vez a uma parcela da população que por muito tempo foi marginalizada.

“Já existe no calendário do Estado uma data para se comemorar, mas apenas isso não é suficiente, por isso, nós das religiões de matrizes africanas e ameríndias nos sentimos muito gratos pela propositura do deputado Josué. A sessão nos dá mais visibilidade, voz e resgata algo muito importante para nós, que é a nossa cidadania”, pontuou Alberto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7