Brasília Amapá |
Manaus

Aleam comemora Dia dos Professores em ano marcado por compromisso com educadores

Compartilhe

A poetisa Cora Coralina define com um verso a qualidade que simboliza a profissão dos que se dedicam a preparar e formar gerações: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Ela se refere à profissão de educador, ou professor, cuja data comemorativa é, 15 de outubro, celebrado nacionalmente como Dia dos Professores.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Comissão de Educação promove anualmente a Semana Estadual de Valorização do Educador no período coincidente com a data. Neste ano de 2019, a comissão presidida pela deputada Professora Therezinha Ruiz (PSDB) realizará a semana do dia 16 ao dia 23 de outubro.

Os grandes destaques dentro da programação de eventos será a entrega da Medalha Ignês de Vasconcellos Dias, a Corrida do Educador e o prêmio “Professor Inovador”. Todos são voltados à valorização dos profissionais da educação, seja por seu trabalho na escola, bem como por suas contribuições coletivas e individuais para a melhoria da qualidade do ensino.

  “Aprendemos através dos gestos e das palavras dos nossos mestres. Por isso, quero parabenizar não só os professores das redes municipal e estadual de ensino, mas também os demais professores, como os de música, esportes e todos aqueles que se dedicam ao ensino no Amazonas”, ressaltou Josué Neto.

Nesta 19ª Legislatura, iniciada em 1º de fevereiro, o compromisso do Legislativo com a Educação e os educadores tem se fortalecido por meio de ações institucionais e pessoais, sempre em sentido propositivo. O alinhamento da Aleam ao lado dos professores na greve de 39 dias deflagrada no mês de abril é representativo desse posicionamento.

Depois de duas semanas de negociações, o acordo conduzido pelo presidente Josué Neto, com a participação dos demais deputados, resultou na aprovação do Projeto nº 293/2019, reajustando a remuneração dos servidores da educação em 4,73%, retroativo à data-base de março, e garantindo ainda outras vantagens remuneratórias e funcionais.
Na avaliação do presidente da Aleam, a participação ativa dos professores no diálogo com o Executivo e o Legislativo foi marcante para superar o impasse e chegar ao resultado positivo.

Já no mês de setembro, os professores obtiveram outra conquista com a aprovação da Lei que cria a “Semana Estadual de Combate à Agressão ao Professor”. De autoria da deputada Professora Therezinha Ruiz, a lei é mais um instrumento de conscientização contra a violência praticada aos educadores no Amazonas, inclusive na sala de aula.

No âmbito interno, a Assembleia Legislativa atua, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, com programas como o Parlamento Jovem, que realiza anualmente a preparação e eleição de 24 deputados-alunos, e seus respectivos suplentes, para participarem de uma Sessão Ordinária real sob a tutela dos deputados padrinhos.

Outro programa voltado para estudantes da rede estadual é o Conhecendo o Legislativo, também promovido pela Escola do Legislativo, com o objetivo de promover a expansão do conhecimento da prática parlamentar aos estudantes amazonenses. No programa, eles conhecem assuntos sobre política e cidadania e vivem a experiência de conhecer o Poder.

Feriado escolar

Pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, o Dia dos Professores é um feriado escolar, destinado a comemorações nas escolas. No Amazonas, é dia de folga para os professores e demais funcionários das escolas. A data se refere à decretação de Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, pelo imperador Dom Pedro II. Em nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Veja o vídeo do presidente 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7