Brasília Amapá |
Manaus

Agricultores de Itacoatiara recebem caminhão para viabilizar a produção da mandioca

Compartilhe

Itacoatiara – A logística de escoamento e a produção rural de 27 famílias da comunidade Monte Sinai do Curuçá no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus em linha reta) devem melhorar neste ano com a entrega de um caminhão-baú com  capacidade de 1,8 toneladas para a Associação dos Produtores Rurais Unidos do município de Itacoatiara (Asproita). O benefício foi entregue nesta quinta-feira, 1, pela presidente de honra do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, e deve colaborar com o aumento de 30% na produtividade da mandioca e fruticultura da associação.

O transporte faz parte do Termo de Fomento firmado entre a Asproita e o FPS do Governo do Amazonas, no valor de R$ 96,8 mil. A solenidade foi realizada na sede da associação, com a presença dos secretários estaduais de produção rural (Sepror), José Aparecido, e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Luiz Herval. Com o caminhão, a projeção é que tanto a renda quanto o volume de produção da mandioca, melancia, abacaxi e banana aumente em 30% para a Associação.

Segundo o presidente da Asproita, Anatolio Araújo, a forma de escoar o que se produz não vai mais enfrentar problemas logísticos. “Esse presente vai ajudar muito os nossos ganhos. Espero que melhore e cresça. Antes demorava muito porque dependíamos de barcos para escoar a produção. Agora tanto na várzea quanto na cheia podemos utilizar da melhor forma esse transporte porque acreditamos num volume de crescimento bem melhor para este ano, como algo de 30% para nossa renda e nas produções”.

Mais benefícios – A presidente do FPS, Mônica Mendes, ressaltou que ainda neste mês de março novas entregas de benefícios oriundos dos termos de fomento serão viabilizados para as famílias do interior. “O governador Amazonino Mendes nos deu essa missão de colaborar para o desenvolvimento do nosso Estado. E o setor primário é um desses segmentos que possui uma atenção em nosso trabalho. Neste mês, ainda temos novas entregas em pelo menos cinco municípios onde outras associações foram beneficiadas com implementos, transportes e materiais que darão suporte em seus trabalhos na agricultura familiar”.

Expansão – Conforme dados do Idam de Itacoatiara, o município possui 327 comunidades rurais, tendo a fruticultura como principal cultura agrícola. A produção de abacaxi chega a ocupar três mil hectares de terras cultiváveis e a projeção, para este ano, é que chegue a produção de 80 milhões de frutos. O cultivo de mandioca chega a ser feito em 4 mil hectares de terra. A piscicultura e a pecuária apresentam também pleno crescimento na região.

Apoio – O FPS apoia projetos sociais de organizações no âmbito das políticas estaduais voltadas à inclusão produtiva, bem como instituições que trabalham e contribuem para a viabilidade econômica das ações voltadas às populações urbanas e rurais.A seleção dos projetos é realizada, através do edital, que segue as diretrizes da Lei Federal 13.019/2014 alterada pela Lei Federal 13.204/2015 e Decreto Federal n.º 8726/2016, que estabelece o Marco Regulatório referente à atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em vigor desde o dia 23 de janeiro de 2016. A norma estabelece regras para as parcerias dessas organizações com o poder público nas esferas federal, estadual e municipal.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7