Brasília Amapá |
Manaus

A cadeira do prefeito, quem sentará?

Compartilhe

Manaus – As eleições municipais acontecem apenas em outubro de 2020, mas faltando 1 ano e 5 meses para o pleito, nomes bem conhecidos pelos manauaras começam a aparecer.

David Almeida (PSB)

O ex-governador e ex-presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), David Almeida já começou os trabalhos na corrida rumo à prefeitura de Manaus. Ele vem se dedicando a movimentos sociais pela cidade, e fazendo lives regularmente em suas redes sociais. David ganhou visibilidade quando assumiu interinamente o governo do Estado e teve aprovação de mais de 75% dos amazonenses naquela época. Apesar de não ter ido para o segundo turno nas últimas eleições governamentais, ficando em terceiro lugar, David mostrou que é um nome bastante forte para disputar à prefeitura.

Marcos Rotta (Sem Partido)

 

O atual vice-prefeito de Manaus viveu uma relação de altos e baixos com o prefeito Arthur Neto (PSDB), e em agosto de 2018, ele se afastou do cargo de vice-prefeito para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM), na gestão do ex-governador Amazonino Mendes (PDT). Rotta esteve sumido durante os últimos meses e recentemente voltou a apresentar um programa na  Bandeirantes, onde visa retomar sua popularidade. Rotta ainda está ainda congelado.

 

Josué Neto (PSD)

O atual presidente da ALE-AM, o deputado estadual Josué Neto (PSD), vem demonstrando ser um excelente líder na Assembleia e vem tomando decisões importantes e precisas em prol do Amazonas, isso além de ter maestria em articulações políticas. Apesar de ser jovem, Josué neto já teve duas passagens pela mesa-diretora da ALE-AM entre os anos de 2013 e 2016, e atualmente comanda a casa legislativa mais importe do Estado. Experiências essas que podem ser decisivas nas urnas. Josué poderá ser o prefeito de Manaus.

 

Luís Carijó (Sem partido)

 

Luís Carijó já foi vereador, Presidente da Câmara Municipal e prefeito de Manaus no ano de 2004, e durante os últimos anos ficou trabalhando nos bastidores políticos. Somente no final de 2018 ele voltou aos holofotes, sendo nomeado pelo então prefeito Arthur Neto para ser secretário extraordinário de articulações políticas de sua gestão. Carijó tem experiência e é bem conhecido por ser um homem de boas relações  com a população, e pode ser a grande surpresa no próximo pleito.

 

Zé Ricardo (PT)

O deputado federal mais votado no Amazonas nas últimas eleições, José Ricardo, é a grande aposta do PT na disputa pela prefeitura de Manaus, já que a taxa de rejeição do partido no último pleito foi bem alta. O cara da Kombi é bem querido pelos profissionais da educação, e isso pode ser a arma secreta da sigla. Mas nem tudo é rosas, já que muitos eleitores manauaras informaram que só não votarão em José Ricardo por causa do partido que ele está filiado.

 

Nejmi Aziz (PSD)

 

A ex-primeira dama do Amazonas e vice-presidente do PSD no Estado, Nejmi Aziz não obteve êxito no último pleito, e atualmente não ocupa nenhum cargo público. Ela vem trabalhando duro nas redes sociais, tem ido pessoalmente em várias comunidades.  Nejmi Aziz  é um nome ‘feminino’ forte,  para candidata ao cargo de prefeita de Manaus no ano que vem.

 

Carlos Almeida (PRTB)

O atual vice-governador e secretário da casa civil do Amazonas, Carlos Almeida veio dando pistas de que pretende disputar à prefeitura de Manaus. Porém, a insatisfação da classe da saúde com o ex-titular da SUSAM pode ser uma pedra no sapato de Carlos, e fazer com que o vice-governador nem chegue a se candidatar ao cargo.

 

Luiz Castro (REDE)

O titular da SEDUC é um nome que agrada muitos manauaras, e como Luiz Castro acabou saindo derrotado do último pleito, quase conseguindo se eleger Senador Federal, agora ele visa a prefeitura de Manaus. Atualmente ele está sem mandato, apenas atuando como secretário de Wilson Lima, mas o conflito  entre os professores e o governo, pode acabar atrapalhando os planos de Luiz Castro.

Delegado Pablo (PSL)

Conseguindo ser o segundo deputado federal mais votado do Amazonas, o ex-diretor regional da associação dos delegados de Polícia Federal, Delegado Pablo, conseguiu bastante visibilidade em 2018, participando de vários eventos e palestras sobre o combate a corrupção. Ganhou voto principalmente de militares e simpatizantes da direita no Amazonas, e segundo informações, ambiciona algo a mais, à prefeitura de Manaus. Pelo fato dele ser novo na política, a jornada do delegado rumo à prefeitura será árdua, mas não impossível.

 

Conceição Sampaio (PSDB)

 

Uma das poucas representantes femininas na corrida eleitoral rumo a prefeitura de Manaus, Conceição Sampaio saiu frustrada das últimas eleições, não conseguindo a quantidade necessária de votos para se reeleger. Conceição já é uma velha conhecida do povo da cidade, já que foi vereadora de Manaus, deputada estadual e federal pelo Amazonas. Atualmente ela está sem mandato e é a titular da secretaria municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), e vai pode entrar na briga para ocupar cargo mais nobre do poder executivo municipal.

 

Wilker Barreto (PHS)

Conhecido como “a pedra no sapato de Wilson Lima”, Wilker Barreto não quis saber de brincadeira, e desde o dia em que assumiu como deputado estadual, é principal oposicionista do governo e vem fiscalizando cada passo do governador. Informações dos bastidores políticos afirmam que Wilker disputará a prefeitura em 2020.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7