‘Xuruca do Japiim’, preso em mega operação da PF, teve filho execut4do em partida de futebol; veja vídeo
Amazonas – Nesta sexta-feira (26), uma mega operação conjunta das forças de segurança, envolvendo a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, resultou na prisão de Alexandre Araújo Brandão, conhecido no mundo criminoso como “Xuruca do Japiim”. O criminoso foi detido em um condomínio de luxo, localizado em Florianópolis (SC), onde foram encontradas armas, drogas, jóias e documentos.
Xuruca do Japiim era alvo de investigações por parte da Polícia Civil e Federal. A primeira detinha um mandado de prisão em aberto desde 2008, relacionado a um homicídio ocorrido na época. Por sua vez, a Polícia Federal investigava o criminoso por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O traficante, que já havia sido preso em 2021 na avenida Buriti, Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, com 14 armas de fogo, fazia parte do alto escalão de uma facção criminosa e era responsável pela aquisição de armas para o grupo. Em 2012, ele era considerado o “xerife de cadeia”, sendo apontado como integrante do “conselho permanente” de uma organização criminosa, ligada ao estado do Rio de Janeiro, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
Durante uma investigação em 2012, Xuruca do Japiim foi identificado como “xerife menor”, responsável por comandar festas e utilizar celulares na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). Desde então, sua hierarquia no crime pode ter evoluído, sendo apontado como responsável pelo bairro Japiim, por uma facção criminosa.
Em abril de 2021, o criminoso foi preso novamente, dessa vez junto a dois soldados do tráfico, planejando um ataque a uma facção rival. Após dois meses de prisão, Xuruca do Japiim conseguiu a prisão domiciliar, alegando problemas de saúde, mas violou as condições estabelecidas.
A história de violência e crimes envolvendo Xuruca do Japiim teve um trágico desfecho em maio de 2022, com a morte de seu filho, Warley Silas de Oliveira, conhecido como “Dentinho”. Durante a final da ‘Copa Desafio Manaus 2×2 2022’, ocorreu um tiroteio que resultou na morte do jovem, que era produtor musical e cantor de rap.